Notícias
Campanha antirrábica: mais de 8,2 mil animais vacinados em Vitória
Publicada em 16/10/2021, às 14h54 | Atualizada em 17/10/2021, às 09h49
Por Acácio Rodrigues, com edição de SEGOV/SUB-COM
Teve início neste sábado (16) a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Foram vacinados 8.244 animais, sendo 6.356 cães e 1.888 gatos.
A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), será realizada, ainda, nos próximos dias 23 e 30 em mais de 100 postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade.
O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente logo no início da vacinação.
"É fundamental que as pessoas exerçam esse direito e cuidem tanto dos cães e gatos, como os próprios tutores possam se proteger da Raiva. São 41 pontos de vacinação na capital, oferecidos gratuitamente para nossa população", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Neste primeiro dia da Campanha (16), o CVSA esteve nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, com 41 postos volantes de vacinação.
Em 23 de outubro, o CVSA estará em 49 postos volantes nas regiões de Maruípe e Continental, também no horário das 8 às 16h30.
No terceiro e último sábado da Campanha, 30 de outubro, a equipe estará em 37 postos de vacinação nas regiões do Centro da cidade e do Forte São João, das 8 às 16h30.
“A campanha é uma forma de alcançarmos o maior número possível de tutores de cães e gatos e vacinarmos a maior parte desses animais, criando uma barreira sanitária contra o vírus rábico”, explica a diretora do CVSA, Cristiane Stem.
Para além do período da campanha, o CVSA realiza aplicação constantemente. O Centro fica localizado na rua São Sebastião s/n, no bairro Resistência, e o agendamento pode ser feito por telefone, pelo nº 156. As aplicações são feitas de 3ª a 5ª feira, das 9 às 15 horas.
Raiva
Apesar de estar controlada, no município de Vitória, a Raiva animal é uma doença grave e letal em 100% dos casos, e pode ser transmitida para o ser humano pela saliva de animais infectados, tais como cães e gatos, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas do animal. Por esse motivo, o CVSA realiza ações com ênfase na prevenção da doença.
As atividades visam a educar os moradores acerca da importância da vacinação anual de cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, e orientá-los sobre como agir corretamente nos casos de agressão por animais domésticos ou silvestres (principalmente morcegos).