Notícias

Aventura literária: Game Show cativa estudantes na Ilha das Caieiras

Publicada em 05/06/2024, às 13h10 | Atualizada em 05/06/2024, às 13h14

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Game Show Literário
Game Show Literário com estudantes da Emef Eliane Rodrigues dos Santos. (ampliar)

Diversão e aprendizado. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, situada na Ilha das Caieiras, os estudantes foram surpreendidos por uma abordagem educacional inovadora para promover a leitura e a reflexão. Em uma colaboração entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, um envolvente "Game Show Literário" foi desenvolvido, tendo como destaque a obra "Uólace e João Victor", da autora Rosa Amanda Strausz.

A atividade, desenvolvida em parceria, visava não apenas incentivar a leitura, mas também provocar reflexões sobre temas cotidianos, além de melhorar habilidades de escrita e produção autoral dos estudantes. O evento, realizado com uma turma do 6º ano, foi uma verdadeira imersão no universo literário, com os alunos respondendo a uma série de questões de múltipla escolha relacionadas à obra em destaque.

Foto Divulgação
Game Show Literário
Game Show Literário com estudantes da Emef Eliane Rodrigues dos Santos. (ampliar)

Os estudantes Ana Beatriz e Gabriel, do 6º ano, expressaram sua avaliação positiva sobre a atividade. Ana Beatriz enfatizou a integração entre aprendizado e diversão, enquanto Gabriel elogiou a iniciativa por introduzir algo novo e estimulante. Já a estudante Liana, da mesma turma, compartilhou sua experiência positiva ao participar do Game Show, destacando não apenas a atividade em si, mas também o aprendizado significativo que obteve. "Foi muito legal participar da atividade, aprendi muitas coisas novas e me divertir bastante nas atividades", afirmou.

Os trabalhos foram coordenados pelos professores Gilmar Alves da Silva, de Língua Portuguesa, e Janaina Coutinho, de Geografia. Segundo os educadores, o envolvimento dos estudantes foi marcante. "A receptividade dos alunos foi extremamente positiva. Eles participaram ativamente e demonstraram grande entusiasmo pela atividade. A interação proporcionada pelo Game Show não só facilitou o aprendizado, como também motivou os alunos a se dedicarem mais à leitura da obra literária", disseram.

Ainda de acordo os professores, a parceria interdisicplinar adicionou um toque especial a atividade. "A parceria entre as disciplinas foi essencial para o sucesso do projeto, permitindo uma abordagem interdisciplinar e uma aula mais dinâmica. O resultado foi tão satisfatório que já foram realizadas duas edições do Game Show, e uma terceira edição já está em planejamento", concluíram.


Voltar ao topo da página