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Assistência Social realiza avaliação de 2024 e planeja ações para 2025
Publicada em 18/12/2024, às 11h30
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Conscientes da importância do planejamento como estratégia para melhorar os serviços ofertados, os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e das ofertas de Segurança Alimentar e Nutricional (San) da Semas Vitória estiveram reunidos nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) para juntos definirem o rumo das ações para os próximos anos. O Encontro de Avaliação e Planejamento Estratégico Semas, também, foi o momento para elencar as conquistas 2021/2024 na área.
Coube à secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, listar, frente a um auditório com mais de 120 pessoas, os avanços, inovações e destaques contabilizados neste período. Entre os destaques, a reorganização do Serviço Família Acolhedora, com sede para atendimento das famílias, a abertura da segunda unidade do Centro POP na região Continental, com a oferta de jantar nas duas unidades, e, o aumento de valores do benefício de Família Extensa e Família Acolhedora.
Além da retomada das redes socioassistenciais como espaços de gestão territorial; a implantação do novo Sistema de Informação, Gestão, Monitoramento e Atendimento da Assistência Social (Sigma). A elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância, premiado pelo Governo do Estado. A ampliação no SEAD; implantação do Serviço de Atendimento no Domicílio (SAD); e a ampliação das equipes dos Cras.
Os avanços e conquistas chegaram à reestruturação do parque tecnológico da secretaria, que não recebia novos computadores há mais de 10 anos. Na construção e reforma de prédios públicos que receberão Cras, Creas e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tirando as unidades de atendimento do SUAS do aluguel e oferendo melhores condições de trabalho aos profissionais e de acolhidas aos usuários.
Na Segurança Alimentar, o Programa Vix + Cidadania investiu mais de R$ 13 milhões para tirar as famílias da capital da extrema pobreza e oferecer dignidade alimentar. A reforma do Restaurante Popular foi concluída e o chamamento para a oferta de alimentação está em fase final. A ordem de serviço para a Cozinha Comunitária foi assinada para a oferta de mais de 200 refeições por dia.
Seguindo a máxima: nada sobre nós, sem nós, o encontro ouviu representantes do Fórum Municipal de Usuários do Suas que, destacaram a importância da Assistência Social na acolhida e cuidado com as pessoas, e apontaram a necessidade de ampliação das ofertas socioassistenciais.
Uma deles foi Luciléia, usuária do Cras Continental. Ela afirmou que a Assistência Social foi um pronto-socorro, que a atendeu quando ela mais precisava e que hoje, percebe como sua participação no grupo de famílias contribuiu para sua evolução pessoal. O usuário Marcos Antônio, representante do Grupo Sai da Rua, ressaltou a conquista da criação de um Fórum de Usuários na cidade e reconheceu a importância do Centro POP para as pessoas em situação de rua.
A representante do Fórum Regional e Nacional de Trabalhadores(as) do Suas, Barbara Malvestio destacou a importância da participação dos trabalhadores nos espaços de debate e defesa da Assistência Social e reconheceu o avanço de Vitória em aceitar a atuação dos profissionais nestas instâncias de planejamento. Segundo Bárbara, o trabalhador tem responsabilidades com os usuários, com as famílias, com os territórios, com a política e com a sociedade de modo geral, e "quando os trabalhadores do SUAS são silenciados ou se silenciam, quem perde é a sociedade".
Para a gerente de Planejamento e Gestão do Suas, Layla Daud Siqueira, o Encontro cumpre o seu papel de sistematizar o produto destes quatro anos de trabalho, avaliando os processos, destacando os resultados alcançados e apontando os desafios e perspectivas para o próximo quadriênio. "É um momento de celebração. Nestes quatro anos a Assistência Social e a Segurança Alimentar de Vitória deram um salto em qualidade técnica, investimento e valorização dos servidores", destacou Layla.
Avaliações
Ao final do encontro, a gerente de Atenção à Família, Cremilda Astorga, disse que o encontro representou uma retrospectiva positiva do quanto evoluímos, crescemos, aprendemos e realizamos nesses quatro anos. "Representa a potência e a valorização do Suas Vitória", destacou ela. A gerente de Serviços de Convivência, Cristina Silva, expressou afirmando que o dia foi essencial para reconhecer os avanços significativos que superaram expectativas, consolidando conquistas e reforçando o compromisso com um futuro ainda mais promissor.
Elivoneide de Araújo Silva, gerente orçamentária financeira, falou que a oportunidade de poder mostrar o trabalho da equipe foi muito gratificante. "Conseguir mostrar o que fazemos, expor as ações da GOF foi incrível. O encontro foi uma grande oportunidade de demonstrar a importância do nosso trabalho dentro da secretaria. Mostrar que o nosso dia a dia está fazendo a diferença e o impacto dele na condução do trabalho das equipes nas pontas", descreveu Elivoneide.
Para a gerente Administrativa, Isabela Finamore Ferraz, a abertura do espaço para que a gerência pudesse apresentar seus resultados representou um reconhecimento do trabalho da equipe. "Apresentação demonstrou toda a dedicação de nossa equipe nos últimos quatro anos. É muito gratificante destacar os resultados principalmente da área administrativa. Fiquei feliz com o momento. É renovador que dá um gás para superar os desafios para os próximos quatro anos", disse ela.
Aurino Moares de Souza Júnior, gerente em exercício de Segurança Alimentar e Nutricional, disse que o encontro foi uma oportunidade para revisar os projetos e as ações desenvolvidas. "Identificar os pontos fortes e onde precisa de melhorias. Além de promover um alinhamento com as equipes com os objetivos estratégicos da secretaria. Foi importante para revisitar, avaliar resultados e redirecionar, analisar o desempenho e as metas alcançadas e uma troca de conhecimento fortalecendo a integração da secretaria. Os dados apresentados no encontro foram muito ricos e podem ser usados para traçar novas prioridades estratégicas", avaliou. Ele fez questão de ressaltar o enriquecimento do encontro com a participação dos usuários.
Cristiane Pecine, gerente em exercício da Proteção Especial de Média Complexidade, disse que foi um importante momento de avaliar as ações realizadas, de criar motivação para planejar mais quatro anos e, também, celebrar o quanto o Suas Vitória é grandioso, e forte para entender que ainda há desafios. "Mas há também trabalhadores comprometidos e envolvidos com as necessidades da população que atendemos", frisou ela.
Já a coordenadora da Casa dos Conselhos, Jévita do Nascimento Coutinho da Silva, contou que participar do encontro de monitoramento trouxe um misto de sentimentos, além do desafio e responsabilidade de apresentar os trabalhos realizados pela coordenação e secretarias executivas dos conselhos. "O momento demarcou nosso espaço como, servidores da Assistência Social que atuam no controle e participação social, no que fortaleceu o sentimento de pertencimento", ressaltou ela.
A subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua, enfatizou que este é um momento de coroação desses quatro anos de muito trabalho, com foco em metas, mas principalmente na qualidade do atendimento às demandas dos munícipes. "Foi lindo, pois sentimos a sintonia das equipes, que o comprometimento, a ética conduziram esse processo de um SUAS que é construído todos os dias coletivamente", frisou ela.
A Secretária Cintya finalizou o encontro emocionada com o avanço nas ofertas da Semas que foram destaque não só nestes dois dias mas foi reconhecido em eventos e seminários no estadual e de outros estados e nacionalmente.