Notícias
Arena de Verão 2025: Octagon Summer Fight brilha nas areias da praia de Camburi
Publicada em 17/01/2025, às 15h30 | Atualizada em 17/01/2025, às 15h32
Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Adrenalina e duelos de tirar o fôlego marcaram a noite da última quinta-feira (16), quando a Arena de Verão de Vitória se transformou em um verdadeiro palco de combates com a realização do Octagon Summer Fight. O evento reuniu diversas modalidades de artes marciais e destacou o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão e sociabilidade.
Os alunos de Karatê do mestre Márcio Stein abriram a noite de lutas com uma apresentação. Entre eles, os karatecas autistas demonstraram no octógono, e para o público, como o esporte contribui para o desenvolvimento, a socialização e o fortalecimento de vínculos.
"Estevão é uma criança autista que enfrentava dificuldades para falar, andar e interagir com outras pessoas. Foi no Karatê que ele começou a se desenvolver, a falar mais, a se expressar melhor e, hoje, é um destaque, conquistando títulos importantes. Ele é um exemplo para muitos, e nós, professores, sentimos muito orgulho", disse Ilma Scota, professora de Karatê.
Foi uma noite de lutas intensamente disputadas, com 25 combates envolvendo modalidades como jiu-jitsu (com e sem kimono), MMA amador, Muay Thai, karatê, wrestling e lutas infantis. O evento reuniu atletas de destaque do Espírito Santo e Minas Gerais.
Destques
Entre os destaques, o jovem Lorenzo Pimentel, de apenas 9 anos, mostrou o porquê de ser o número 1 no ranking da Federação de Jiu-Jitsu. Outros nomes como Davih Enriko, detentor de diversos títulos estaduais e Cauan Basílio, que em menos de dois anos no wrestling vem acumulando resultados expressivos, se destacou na supernoite de lutas ao erguer o cinturão.
"Esta foi minha primeira competição do ano, e a expectativa é de muitas vitórias até dezembro de 2025. Embora esteja no esporte desde os 10 anos, com Jiu-Jitsu, comecei nesta modalidade há quase dois anos, quero ir longe"
Quem passava pelo calçadão da orla de Camburi parava para acompanhar as lutas. Munícipes e turistas ficaram impressionados com o octógono montado na areia da praia, muitos acompanhando pela primeira vez lutas de profissionais. "Estava passando no calçadão e vi essas luzes, resolvi parar para saber o que era, e me deparei com diferentes lutas em um octógono montado na praia, que incrível", disse Izabel Vieira, uma das espectadoras.
O Octagon Summer Fight é uma das competições que integram as Super Quintas, dia dedicado a eventos organizados por atletas profissionais que já competiram em nome da capital e do estado. O evento é mais uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória para valorizar os atletas e fomentar ainda mais as diferentes modalidades esportivas na cidade.
O secretário Rodrigo Ronchi ressaltou a importância de eventos como esse, "Nossa Arena de Verão é um espaço de múltiplas possibilidades. Hoje, transformamos o local em um grande palco para as artes marciais, promovendo inclusão e revelando talentos", pontuou.
Ao final de cada luta, após os gestos de cumprimento entre os lutadores e aplausos do público, os cinturões foram entregues aos campeões, as luzes coloridas iam de encontro ao centro do octógono, destacando as duplas e a conquista de cada um.
Destaque
Vitória se destaca como a capital com o maior número de praticantes de atividades físicas. Esse resultado, divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), reforça o compromisso da Prefeitura de Vitória com a oferta de esportes em suas diversas modalidades. Professores qualificados, espaços adequados, equipamentos modernos e eventos de qualidade são algumas das ações que a prefeitura utiliza para fomentar a prática e alcançar ainda mais munícipes para a prática de atividades físicas.