Notícias

Ações de aprimoramento garantem alimentação escolar de qualidade na capital

Publicada em 15/10/2024, às 15h45 | Atualizada em 15/10/2024, às 15h45

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Ações da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane)
Pães de beterraba. (ampliar)
Foto Divulgação
Ações da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane)
Ação da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane). (ampliar)

Alimentação é coisa séria! Por isso, a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Secretaria Municipal de Educação (Seme) realiza diversas ações significativas para garantir a qualidade e aceitação das refeições ofertadas nas escolas da rede municipal. Recentemente, a equipe conduziu testes de novas preparações como pão e bolo de beterraba e biscoito isento de ovos, leites e derivados, para estudantes com restrição alimentar. A prática visa assegurar que as refeições estejam de acordo com o paladar, a necessidade e as especificidades alimentares e nutricionais das crianças e estudantes.

Outro destaque foi o evento formativo realizado pela coordenação objetivando o aprimoramento da equipe na temática "A alimentação da criança autista", realizado no auditório da Seme no último mês. O encontro contou com a participação de nutricionistas da Seme, da empresa terceirizada e especialistas convidados que discutiram temas fundamentais, como a seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios e abordagens para lidar com essas questões na alimentação escolar, proporcionando um espaço de troca de conhecimento para profissionais da área.

Além das avaliações e formações, a Cane também realizou diversas visitas técnicas. Foram feitas cinco visitas a unidades escolares de Vitória, em conjunto com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), para verificar as práticas e condições das cozinhas e dos refeitórios, além de monitorar a qualidade dos alimentos servidos. Também ocorreram visitas técnicas, junto ao CAE, fora da capital: em Linhares, onde foi avaliada a qualidade do feijão fornecido pelo produtor local, e também em Alfredo Chaves, com foco na produção dos lácteos ofertados no cardápio escolar. Essas inspeções fazem parte do esforço contínuo para garantir que os produtos cheguem às escolas em condições ideais, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

A Cane também participou de uma ação de monitoramento do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Espírito Santo (Cecane-Ufes), o qual compreende uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituições Federais de Ensino Superior, com o objetivo de verificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas unidades escolares do município de Vitória. Durante o período, as atividades incluíram visitas técnicas a diversas escolas, além de reuniões com o CAE, a Cane e diversos setores da unidade executora envolvidos no PNAE.

Também houve um encontro com agricultores familiares, que são parceiros importantes do PNAE, e representantes de municípios vizinhos como Cariacica, Guarapari e Vila Velha. O monitoramento é fundamental para assegurar que todas as etapas do processo de alimentação escolar, que vai do campo até o consumo, sejam realizadas com qualidade e segurança.

Essas ações reforçam o compromisso da Seme em promover uma alimentação escolar saudável e adaptada às necessidades dos escolares, integrando a comunidade escolar em processos contínuos de monitoramento e avaliação. As parcerias com agricultores do estado e a constante revisão das práticas adotadas nas escolas são essenciais para o sucesso da Política de Alimentação Escolar em Vitória.

"A ampliação do quadro técnico de nutricionistas, fruto da atual gestão, tem permitido o desenvolvimento e o aprimoramento da execução da Política Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar. A presença constante do nutricionista nas unidades de ensino realizando visitas técnicas e ações de educação alimentar e nutricional fortalecem e ratificam a excelência da alimentação escolar de Vitória", destacou Marise Leal Ribeiro, coordenadora de alimentação e nutrição escolar em exercício.


Voltar ao topo da página