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Vitória 468 anos: uma cidade cada vez mais educadora
Publicada em 05/09/2019, às 07h03
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi
Você sabe por que Vitória é uma cidade educadora? Porque proporciona aos moradores várias oportunidades de aprendizagem na vivência e no cotidiano da cidade. Até 2020, Vitória será a sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
O comprometimento com a cultura da paz e da justiça social e a cooperação são princípios de uma cidade educadora. Esses são os objetivos que norteiam as ações adotadas na capital, que completa no próximo domingo (8) 468 anos.
“Atualmente, Vitória é sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Nosso objetivo é trabalhar para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, fortalecendo e aprimorando programas em todas as áreas do município”, disse Mateus Mussa, secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação
Vitória, como sede da rede brasileira, tem sido reconhecida internacionalmente pelas ações desenvolvidas em diversas áreas.
Ações
Vitória tem várias atividades de esporte e lazer que proporcionam qualidade de vida e saúde, além de maior envolvimento do morador com os espaços públicos.
Como muitas pessoas não conseguem praticar atividades físicas durante o dia por conta do trabalho, a Prefeitura oferece diversas aulas noturnas de ginástica, natação, circuito, hidroginástica e dança. O projeto Aeróbica Noturna, que conta com núcleos espalhados pela cidade, também foi ampliado.
Os Centros de Educações Ambiental, que conscientização e atividades lúdicas para crianças e comunidade acerca da preservação ambiental, e os Centros de Ciências e Educação (Escola de Ciências, Biologia e História; Planetário de Vitória; Escola da Ciência – Física e Praça da Ciência) também se encaixam no conceito de cidade educadora.
O projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa" também deixa a cidade mais educadora. O projeto já possui um vasto histórico de abordagens educativas nas comunidades e escolas, detalhando as responsabilidades e ações que devem ser colocadas em prática para uma cidade ser limpa e ambientalmente protegida.
Diversas ações de educação para o trânsito são promovidas pela Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Educação (Seme), que fazem parte do Programa “Vida no Trânsito”, que estimula ações de prevenção nas escolas e orienta a comunidade, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da unidade e por todos os territórios da cidade
Outro princípio da "cidade educadora" é estimular a participação popular. Por meio do Observa Vix, a administração municipal dá informação sobre a cidade à população e isso qualifica o debate. O engajamento dos moradores é muito importante para o desenvolvimento da cidade.
A Educação Integral é outra ação implantada em Vitória, dentro do conceito de cidade educadora. Sua proposta pedagógica visa à permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, resgatando sua autoestima e intensificando o processo ensino-aprendizagem.
No Ensino Fundamental, os alunos assistem às aulas no horário regular e, no contraturno, fazem oficinas e atividades e frequentam outros espaços de socialização da cidade, como parques, museus, teatros, clubes e escolas da ciência. Nesses ambientes são oferecidas atividades educativas extracurriculares, com oferta de esporte, lazer, cultura, música, artes cênicas, dança e conhecimentos gerais.
O Gabinete Itinerante é outra ação adotada. Nele, moradores podem fazer propostas e sugestões diretamente para gestores municipais, que levam todas as considerações para avaliação e análise das equipes da Prefeitura de Vitória. É uma proposta que promove o diálogo direto da administração municipal com a população.