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Escolas em Tempo Integral: alunos fazem projetos para a vida

Publicada em 11/02/2015, às 12h10 | Atualizada em 11/02/2015, às 12h12

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Escola em Tempo Integral
Prefeito Luciano Rezende participou da aula inaugural da Emef em Tempo Integral Anacleta Schneider Lucas
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Escola em Tempo Integral
Prefeito conversou com representantes das entidades parceiras do projeto

O dia foi intenso nesta terça-feira (10) no bairro da Fonte Grande. É que nesta semana começaram as aulas das três Escolas em Tempo Integral de Vitória, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider Lucas é uma delas.

À noite, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, empresários, famílias, representantes da comunidade e alunos foram até lá participar da solenidade de aula inaugural.

Yasmin Neitzel tem 6 anos e chegou animada para o primeiro dia de aula. "Não quero ficar em casa só vendo televisão. Quero estudar porque eu gosto de estudar". A mãe dela, Teresa Maria da Silva, está confiante. "Ela vai interagir mais com os colegas da escola, com os professores, com a equipe pedagógica, e vai aprender mais", disse.

A professora Kátia Polette não escondeu a satisfação. "Acabou a correria das duas cadeiras, de sair correndo de uma escola para dar aula em outra. Só de saber que eu vou trabalhar o dia inteiro na mesma escola, ter apenas uma turma durante todo o ano para trabalhar com liberdade o projeto que desenvolvi para aquele grupo, sem precisar me dividir entre duas turmas, eu digo que é o sonho de todo profissional", comentou.

Além da Emef Anacleta Schneider Lucas, nesta terça (10) também foi o primeiro dia letivo em outras Escolas em Tempo Integral de Vitória. As aulas começaram também na Emef Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, e na Emef Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, onde ainda nesta quarta-feira (11), às 19 horas, acontece a solenidade de aula inaugural.

Disciplinas eletivas

Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias (português, matemática, geografia, ciências, história, educação física, arte e língua estrangeira), os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

As disciplinas eletivas são escolhidas pelo aluno. Os temas são definidos pela escola e devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conhecimentos, temas ou áreas da base comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento.

 

Jovens protagonistas: de Recife para Vitória

Todos os 1,2 mil alunos beneficiados na nova modalidade foram recepcionados de uma maneira especial. Estão em Vitória 45 estudantes veteranos de Pernambuco, um dos estados que são referência em Escola em Tempo Integral. Eles são conhecidos como "Jovens Protagonistas" e estão na capital para fazer o acolhimento dos alunos capixabas e proporcionar um momento intenso de imersão da realidade dessa modalidade.

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Jovens Protagonistas de Pernambuco deram as boas-vindas aos alunos da Emef Anacleta Schneider Lucas
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Estudantes pernambucanos estão aplicando dinâmicas e promovendo oficinas com os estudantes

Os pernambucanos já tiveram seu momento formativo com os profissionais das escolas e até sexta-feira (13) vão aplicar várias dinâmicas e desenvolver oficinas para que os alunos se familiarizem com os conceitos pedagógicos da escola em tempo integral. Como definir e escolher disciplinas eletivas, como estabelecer um projeto de vida e como desenvolver o protagonismo jovem, entre outros, estão entre as atividades da semana.

Projeto de Vida

Prevendo uma educação que forme o estudante como ser autônomo e com possibilidades de tomar decisões, todo o caminho do programa é traçado a partir dos projetos de vida dos alunos. Cada estudante deve construir um Projeto de Vida. Nesse processo, ele irá planejar e optar pelas disciplinas que fazem sentido para seu projeto, que serão oferecidas na parte diversificada do currículo escolar.

"O diferencial desse programa está no fato de preparar cidadãos não só pra formação acadêmica, profissional, mas, principalmente, para as formações pessoais. A escola dá o suporte para que o aluno tenha subsídios com relação a valores baseados no projeto de vida dele. Isso porque a base de um projeto de vida não se constitui apenas da área em que o aluno queira atuar ou uma profissão que queira futuramente exercer, mas sim em valores, a exemplo de autonomia, competência, solidariedade", explicou a Jovem Protagonista Thaynã Rochelle França da Silva.

Reflexão

Cada estudante escreve seu próprio projeto de vida, convidado a refletir sobre suas escolhas e decisões e o quanto elas implicarão na sua vida presente e futura. Ao longo do tempo, este vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que tem como tarefa ajudar o estudante a aprimorá-lo constantemente.

"Projeto de vida pra nós é uma coisa que está em constante modificação. Metaforicamente falando, eu digo que nossos projetos de vida devem ser escritos a lápis, porque podem ser renovados sempre. Queremos que os alunos sejam protagonistas de suas próprias vidas, que sejam sujeitos e objetos de suas próprias escolhas", completou Thaynã.

"Vai ser um diferencial na vida deles, como foi na minha. Porque o projeto de vida não só muda nossa realidade como abre um leque de oportunidades", disse Jhonatan Franklin, um dos Jovens Protagonistas de Pernambuco.

Parceria

A implantação da Escola de Tempo Integral em Vitória acontece por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), e o Movimento Espírito Santo em Ação, o Instituto Fucape de Tecnologias Sociais (IFTS), o Instituto Natura, o Instituto De Co-Responsabilidade Pela Educação (ICE) e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

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