Conversão à direita auxilia mobilidade em Vitória

Vitória possui 35 cruzamentos nos quais é permitido ao condutor virar à direita, mesmo que o semáforo esteja em vermelho não há aplicação de multas. O objetivo é melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções. Todos os pontos estão devidamente sinalizados com placas indicativas.
A intenção é educar e que todos colaborem seguindo à direita e atentos às faixas e aos pedestres, que terão prioridade quando estiverem atravessando as ruas.

Como em qualquer outro cruzamento, os motoristas devem, também, estar atentos à movimentação das pistas e às placas, que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita. .

O artigo 44-A da Lei 14.071 - Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite ao condutor virar à direita, mesmo que o semáforo esteja em vermelho, e tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções.

Em Vitória, a análise da viabilidade da implantação considerou a geometria e circulação dos cruzamentos, a visibilidade dos pedestres, os possíveis conflitos, os fluxos opostos, os tempos semaforizados, além da demanda de passagem de pedestres, a intensidade de fluxo nas pistas, entre outros. 

As condicionantes permitem analisar a segurança na escolha dos pontos de cruzamento para conversão livre à direita. Dos 235 cruzamentos existentes em Vitória, 35 foram mapeados pela Setran como pontos possíveis de ser feita a conversão.Motoristas devem também estar atentos à movimentação das pistas e às placas, que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita. 

Por questão de segurança e prevenção, o trânsito deve sempre ser feito em velocidade moderada e adequada, o que é exigido, inclusive, por dispositivo legal. E não existe velocidade exata que deva ser mantida pelo veículo, mas respeito às normas e à sinalização.

Última atualização em 17/02/2023, às 17h38.

Voltar ao topo da página