Notícias

US da Ilha das Caieiras orienta idosos da região sobre envelhecimento e quedas

Publicada em 12/04/2024, às 11h45 | Atualizada em 12/04/2024, às 11h45

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda


  • Saúde e bem-estar

Danilo Ascaciba
Grupo de Idosos da UBS Ilha das Caieiras se reúnem no auditório da unidade
Grupo de Idosos da UBS Ilha das Caieiras se reúnem no auditório da unidade (ampliar)

Uma tarde para celebrar e aprender sobre o envelhecimento saudável. Assim foi o primeiro encontro do Grupo de Idosos da Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras deste ano.

O "Momento com os Idosos", iniciativa promovida pela enfermeira Edineuza Muniz Prado, em parceria com a professora de Enfermagem da Faesa Juliana Mitre, juntamente com alunos do último ano do curso de Enfermagem, tem como objetivo abordar o envelhecimento de forma positiva, formar e estreitar vínculos entre os participantes e também com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de realizar orientações que irão prevenir doenças e agravos.

Nesse primeiro encontro do grupo, cerca de 50 pessoas idosas, algumas acompanhadas de familiares e cuidadores, assistiram palestras sobre o processo de envelhecimento no corpo humano, como isto pode interferir no surgimento de algumas doenças e até em situações de risco, como as quedas.

"Além explicarmos o porquê a pessoa idosa tem mais tendência a cair do que pessoas mais jovens, falamos sobre os riscos da queda para esse grupo e demos dicas importantes para evitar essa situação tanto dentro de casa como na rua", disse Edineuza.

Danilo Ascaciba
Angélica Vicente com a mãe idosa, Antônia Fernandes
Angélica Vicente e sua mãe, Antônia Fernandes (ampliar)

Ao explicar sobre como o processo de envelhecimento influencia em atividades cotidianas, desde a rotina do sono até a forma de caminhar ou se alimentar, a equipe acredita que está conscientizando, tanto a pessoa idosa quanto seus familiares e cuidadores, de que esse momento de vida requer cuidados específicos, além de ser algo da natureza humana. "Quando a pessoa entende o que está acontecendo com ela, ela aceita melhor sua condição e evita situações de risco", explica Juliana.

Além de falar sobre os aspectos biológicos e fisiológicos relacionados ao envelhecimento, os participantes puderam assistir a uma palestra descontraída do fisioterapeuta do Centro de Referência em Atendimento ao Idoso de Vitória (CRAI), Carlos Arthur Vidal. Nela, Vidal deu várias dicas sobre como evitar quedas dentro de casa e também na rua.

Dentre os participantes do encontro estava Angélica Vicente que participou com sua mãe, a senhora Antônia Fernandes, de 83 anos.

Angélica elogiou a iniciativa por reforçar as informações que as famílias que cuidam de idosos já possuem. "Esse encontro foi de grande valia, com informações importantes tanto para dar qualidade de vida melhor para o idoso que temos em casa, como também dicas para evitar problemas posteriores. Somente gratidão pelas informações e pelo momento com a equipe de saúde da unidade", declarou.

Dicas

Dentre algumas orientações apresentadas pelo fisioterapeuta Vidal estão:

  • Uso de calçados antiderrapantes e fechados;
  • Evitar pisos irregulares nas ruas e não deixar objetos espalhados no chão da casa;
  • Evite mobílias baixas, especialmente camas e sofás para que a pessoa não precise fazer muita força pra se levantar;
  • Mantenha os ambientes bem iluminados. No quarto, tenha perto da cama uma luminária e uma lanterna caso precise se levantar à noite;
  • Não tenha tapetes soltos na casa;
  • Tenha corrimão em escadas e corredores;
  • Em casa, prefira as maçanetas grandes e do tipo alavanca (não do tipo bola);
  • Converse com um profissional de saúde se tiver alguma dúvida ou precisar de mais orientações.

Voltar ao topo da página