Notícias

Sete escolas da rede municipal de Vitória serão locais de prova do Enem 2021

Publicada em 19/11/2021, às 12h10 | Atualizada em 19/11/2021, às 12h42

Por Brunella França (blfrancaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
EMEF Maria Leonor Pereira da Silva - Fachada

O documento oficial de identificação com foto, a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e a a máscara de proteção facial são itens obrigatórios para todos os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste domingo (21).

Em Vitória, sete escolas da rede municipal estão entre os locais de prova que receberão os candidatos a partir das 12 horas, horário de Brasília, quando os portões serão abertos, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização da prova.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) que serão locais de prova do Enem são:

  • Emef Alvimar Silva (Santo Antônio)
  • Emef Arthur da Costa e Silva (Bairro República)
  • Emef Éber Louzada Zippinotti (Jardim da Penha)
  • Emef Izaura Marques da Silva (Andorinhas)
  • Emef Maria Leonor Pereira da Silva (Santa Lúcia)
  • Emef Suzete Cuendet (Maruípe)
  • Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro)

Entre os documentos de identificação aceitos, segundo as regras do exame, estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Enem 2021

Embora não seja obrigatório, é recomendado pelo Inep que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizem as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto, caso desejem.

Como se trata de uma prova longa, também é recomendado que os estudantes levem um lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas, que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

É recomendado ainda que os estudantes levem, nos dias do exame, o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Itens proibidos

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico. Essas informações foram divulgadas pela Agência Brasil e estão no edital do Enem.

Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas.

Datas e horários

O Enem 2021 será aplicado, presencialmente, nos dias 21 e 28 de novembro.

Abertura dos portões: às 12 horas (horário de Brasília)

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas 1º dia (21/11): 19h

Término das provas 2º dia (28/11): 18h30

Os participantes que se inscreveram na segunda chamada do Enem, entre 14 e 26 de setembro, terão a data de aplicação diferente e realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Rua de Lazer e ciclofaixa

A fim de preservar as melhores condições de fluxo no trânsito nas vias da Capital, a Prefeitura de Vitória suspendeu as interdições viárias das Ruas de Lazer da Avenida Dante Michelini e da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Centro), nos dias 21 e 28/11/21, em virtude da aplicação de provas do Enem.

Outras informações na página oficial do Enem – acesse aqui. Boa prova aos estudantes!


Voltar ao topo da página