Notícias

Serviço de Saúde de Vitória é exemplo de estímulo à atividade física no SUS

Publicada em 11/04/2024, às 15h00 | Atualizada em 11/04/2024, às 15h03

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Alunas do módulo do SOE na Praia de Camburi participando do Dia do Desafio
Alunas se exercitam no módulo do SOE na Praia de Camburi.

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) será apresentado pelo Ministério da Saúde, para todo o Brasil, como exemplo da implantação da atividade física na Atenção Primária à Saúde  durante webnário que acontece nesta quinta-feira (11).

Durante o evento virtual "Promoção da atividade física na APS e sua inserção nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS", o coordenador de Promoção da Saúde em Vitória e educador físico, Leonardo Vieira, vai apresentar como Vitória realiza a implementação das ações e estratégias de promoção da atividade física no plano municipal de saúde.

"Esse protagonismo do SOE na promoção da atividade física no SUS impulsiona o aperfeiçoamento constante do Serviço, organizando seu funcionamento em consonância com as políticas de saúde do SUS, visando a ampliação do acesso e a qualificação do atendimento prestado para a população", explica.

Ele destaca ainda que o fato do SOE ser um programa pioneiro na promoção da atividade física no SUS, com mais de 30 anos de experiência exitosa, o Serviço se tornou fonte de inspiração para criação de várias ações e programas pelo Ministério da Saúde. Tanto que ele foi um dos profissionais que validou o material do curso promovido pelo Ministério da Saúde.

Dentre vários pontos que contribuem para o sucesso e reconhecimento do Serviço, Vieira destaca o cuidado integral com a saúde dos participantes, indo além da busca por aptidão física ou da visão estética, comum em academias de ginástica. "No SOE, as atividades são planejadas e ofertadas visando a inclusão, eliminando diferentes barreiras à prática de atividade física. Além disso, há muito estímulo ao desenvolvimento de vínculos sociais entre os participantes e profissionais, contribuindo para maior adesão ao programa", explica.

População mais saudável

A presença desse serviço, disponível em 15 módulos distribuídos estrategicamente pela cidade, convidando a população para atividades físicas diariamente, contribui para tornar a cidade de Vitória a capital brasileira com mais pessoas praticando atividade física regularmente, conforme pesquisa realizada nos últimos anos pela Vigilância de Fatores de Risco ou Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Outros inquéritos nacionais de saúde como a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), também apontam que os moradores da capital praticam mais atividades físicas que a média nacional, além possuírem grande conhecimento sobre locais públicos adequados para atividades físicas.

"O município de Vitória possui um conjunto de políticas públicas, das secretarias de Saúde, Esporte, Educação e de Assistência Social que favorecem o acesso à prática de atividade física, sendo o SOE uma política de destaque pela sua ampla abrangência e capilaridade nos territórios. Atualmente existem evidências robustas na literatura sobre a efetividade das ações promovidas pelo SOE para a melhoria de indicadores de saúde e de qualidade de vida da população", explicou Leonardo.

Referência nacional

Alguns elementos contribuem para que o SOE seja uma referência nacional na promoção da atividade física na atenção básica à saúde, dentre eles:

  • A existência de Módulos do SOE na Rede de Atenção à Saúde de Vitória, o que potencializa o desenvolvimento das ações de promoção da saúde e da atividade física;
  • Profissionais qualificados na equipe de Promoção da Saúde da Gerência de Atenção à Saúde, que atuam na coordenação do programa;
  • Profissionais de Educação Física nos Módulos do SOE e nas equipes multidisciplinares das Unidades de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial;
  • Investimento na aquisição de materiais e equipamentos para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da atividade física;
  • Desenvolvimento de ações formativas periódicas para a capacitação de profissionais pela ETSUS-Vitória;
  • Sistema de Informação em Saúde próprio, Rede Bem Estar, o que possibilita criar funcionalidades para atender a necessidade do serviço.

Histórico

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), implantado em 1990, considerado modelo pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e reconhecido pelo Ministério da Saúde como iniciativa pioneira e fonte de inspiração para a criação do Programa Academia da Saúde em 2011.

O SOE tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT's), através de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

Existem diversos módulos do SOE, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos da cidade, que funcionam nos turnos matutino (das 6 às 10 horas) e noturno (das 17 às 21 horas), contando com profissionais de Educação Física que atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde desenvolvidas de forma integrada com as equipes das Unidades Básicas de Saúde de referência, sendo orientandas pelo perfil epidemiológico e necessidades sanitárias de cada território.

Para participar das atividades do SOE, basta agendar um horário de avaliação com o educador físico na sua unidade de saúde de referência ou em um dos módulos.


Voltar ao topo da página