Notícias

Semmam e Corpo de Bombeiros apagam incêndio no Morro do Romão

Publicada em 05/11/2021, às 16h48 | Atualizada em 05/11/2021, às 16h48

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação/ Semmam
Incêndio no Romão

Um incêndio no Romão assustou moradores na manhã desta sexta-feira (5). Labaredas altas e muita fumaça, em uma área com muito capim no alto do morro, foram vistas pelos vigilantes florestais dos Parques da Fonte Grande.Treinados como brigadistas, eles imediatamente acionaram os vigilantes florestais do Parque da Gruta da Onça e o Corpo de Bombeiros.

Em uma operação complexa, devido ao terreno de difícil acesso e à ventania, as equipes conseguiram apagar o fogo, evitando danos à Mata Atlântica e às casas mais próximas.

"Os vigilantes florestais são brigadistas treinados, possuem vestuário apropriado e equipamentos como abafadores e bombas costais. Graças à agilidade deles, o incêndio foi contido rapidamente", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Os brigadistas ainda resgataram uma jiboia, em maio ao incêndio, e a devolveram para a mata.

Limpeza de aceiros evita maiores danos

Além do treinamento dos brigadistas, outro fator que evitou maiores danos foi a limpeza dos aceiros do parque. "Sem a manutenção dos aceiros, fagulhas poderiam ter atingido a área de mata, causando danos à flora e à fauna, além da possibilidade de atingir a população do entorno das áreas florestais", disse a coordenadora Administrativa das Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Iara Gardênia.

Os aceiros são áreas semelhantes a estradas de terra, feitos pela remoção de todo material vegetal combustível. A limpeza dos aceiros nos limites dos parques naturais, situados na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central, é realizada anualmente.


Voltar ao topo da página