Notícias

Profissionais da Saúde participam de curso sobre Luto e Primeiros Cuidados na Atenção Primária

Publicada em 12/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 12/05/2025, às 11h29

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Saúde traz curso inédito para profissionais sobre Luto e Primeiros Cuidados na Atenção Primária
Capacitação sobre Luto e Primeiros Cuidados na Atenção Primária para profissionais da Saúde de Vitória. (ampliar)

Em resposta à necessidade de acolher na Atenção Primária pacientes que passam pela dor do luto, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), lançou, nesta quinta-feira (8) o curso Capacitação em Luto e Primeiros Cuidados na Atenção Primária à Saúde'.

Ministrado pela professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do Projeto AcolheDor da Ufes, Drª Luciana Bicalho Reis, a iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Vitória (UBS) e construir estratégias interdisciplinares para o cuidado de pessoas enlutadas na Atenção Primária.

"No nosso projeto da Ufes já ouvimos relatos de mulheres que tiveram perda gestacional ou neonatal em que, durante seu cuidado com a saúde, tiveram esse luto invisibilizado ou minimizado. Além disso, os profissionais de saúde que veem seus pacientes em sofrimento, também declaram a importância de um espaço de reflexão e formação sobre o cuidado da pessoa enlutada", explicou Luciana.

Ao todo, 36 profissionais de saúde de nível superior fazem parte dessa primeira turma, sendo psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médico e técnico esportivo. Dentre eles, estava a psicóloga Anisia Crevelin que destacou o curso como uma valiosa formação para profissionais da Atenção Primária à Saúde. "O primeiro encontro foi marcante pela troca de experiências com colegas de diversas categorias profissionais, evidenciando a diversidade de vivências de luto. A condução das facilitadoras, tão sensível e competente, enriqueceu ainda mais o processo de aprendizagem", afirmou. 

A capacitação, que a partir deste ano passará a fazer parte do calendário anual de ofertas educativas da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS), terá 40 horas de duração, com aulas presenciais e virtuais e previsão de ser concluída em junho.

Entre os temas abordados estão as definições e diversas manifestações do luto, suas fases, situações que podem se tornar disfuncionais, lutos não reconhecidos e invisibilizados, lutos por suicídio, no contexto da violência urbana e luto antecipatório e cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde. Dessa forma, os profissionais poderão compreender os principais aspectos relacionados às teorias mais recentes sobre o luto como processo multifatorial e singular, bem como a importância do trabalho em equipe multiprofissional no cuidado às pessoas enlutadas atendidas nos serviços de saúde do município.


Voltar ao topo da página