Notícias

Prefeito assina decreto que cria Parque Municipal de Jesus de Nazareth

Publicada em 03/11/2021, às 18h01

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Vitória vai ganhar mais um parque urbano. O prefeito Lorenzo Pazolini assinou, nesta quarta-feira (27), o decreto para criação do Parque Municipal Urbano de Jesus de Nazareth, que integra o "Plano Vitória", pacote de R$ 1 bilhão de investimentos no município, até 2024.

O novo parque, que tem 35.870,71m² de extensão, tem sua maior parte de área verde e vista para a Enseada do Suá e a Terceira Ponte, toda a Baía de Vitória até o Maciço Central. Esse será um importante espaço de convivência e recreação para a comunidade de Jesus de Nazareth.

"Mais uma vez estamos demonstrando nosso compromisso com o meio ambiente e com a comunidade. Além de preservar esta área verde, o parque vai atrair turismo, gerar renda e desenvolver a região de Jesus de Nazareth", disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, o parque terá múltiplas vocações: vai possibilitar desde a contemplação de algumas das mais belas paisagens da cidade, será refúgio de aves migratórias, e permitir até a prática de esportes radicais.

"É um presente para toda população de Vitória e demonstra o olhar da atual gestão para as comunidades e para o meio ambiente", diz Föeger.

O projeto foi apresentado e analisado junto à comunidade há um mês. O parque será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e tem como objetivo proteger e ampliar a cobertura vegetal; contribuir para estabilização do solo, reduzir a erosão; proteger e conservar os espécimes remanescentes, possibilitando a manutenção da fauna local; recuperar as áreas degradadas no local; promover a educação ambiental, lazer e turismo; possibilitar e fomentar a pesquisa científica e reduzir o impacto urbano de seu entorno, promovendo conforto ambiental aos usuários.


Voltar ao topo da página