Notícias

Mês do livro é celebrado com diversas ações na Biblioteca Municipal

Publicada em 19/04/2024, às 16h50 | Atualizada em 19/04/2024, às 16h58

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Arte de divulgação.

As atividades da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim seguem "a todo vapor", principalmente neste mês de abril, que reúne importantes datas para a literatura nacional e mundial.

Na próxima terça-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de celebrar o livro como instrumento fundamental para a educação e a comunicação.

A data também faz alusão à morte de três escritores importantes para a história da literatura mundial: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilado de la Veja, que morreram em 23 de abril de 1616. Neste dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, lidas, discutidas e reverenciadas.

Programação

Na próxima terça-feira (23), às 14 horas, no Casarão Cerqueira Lima - sede da Biblioteca-, será realizado o "Encontro com o Escritor", com a escritora Sônia Maria Rosseto. A seguir, Eliania Pereira da Silva ministra uma oficina de confecção de marcadores de páginas.

À noite, a partir das 19h30, o "Encontro com o Escritor" é coletivo e virtual, por meio do canal do projeto "Viagem pela Literatura" no YouTube. A atividade reunirá os escritores Deane Monteiro Vieira da Costa, Jonas Reis e Wanda Luiza de Souza Netto com mediação da coordenadora do Viagem, Elizete Caser.

Na quinta-feira (25), às 14h30, Maria Viola Bona recebe o público na Biblioteca para um "Encontro com o Escritor".

As atividades são indicadas para maiores de 15 anos de idade.

Conheça um pouco dos autores

Deane Monteiro Vieira Costa

Historiadora, professora, doutora e "poetisa social de si", Deane Monteiro Vieira Costa, que abusa da primeira pessoa do singular, constrói as suas escritas terapêuticas que podem ser lidas no perfil @dor_arte_profa. Em seu canal "NarraTiana" no YouTube, pode ser encontrado o vídeo "Texto-testemunho de uma professora burnoutada" que tem ajudado as pessoas que experienciam o convívio com a síndrome de Burnout e a depressão a se posicionarem pela luta por políticas de reparação com a saúde mental dos trabalhadores.

Jonas Reis

Nascido no interior da cidade de Colatina, na região norte do estado, o jornalista e escritor Jonas Reis é membro da Academia Espírito-santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

Publicou, entre outras obras, "Viagem à alma do Brasil", "O santo dos últimos dias - Quem amou Solange de Belleview?" e o infantojuvenil "A lenda do lagarto azul".

Wanda Luiza de Souza Netto

Natural do Rio Grande do Sul, Wanda Luiza de Souza Netto, vive há vários anos em Vitória. Graduada em Letras Português/Inglês, com Mestrado em Estudos Literários, é professora de literatura.

Entre as suas obras publicadas estão "A Embaixadora das Artes", "Os povos que formaram a minha terra", "Cartas em diálogo: laços e
entrelaços", "A Família", "Desencontros Marcados" e "A Princesa da Rede", em conjunto com sua neta Julia de Souza Netto Daroz.

Sonia Maria Rosseto

Sonia Maria Rosseto pertence à Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. É bacharel e licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Libras.

Nas suas obras, aborda o meio ambiente e o valor da amizade. Dentre elas estão: "A Serpente Dalila", "A Panela Encantada" e "Cirina: uma mulher para ser lembrada sempre".

Com uma produção voltada majoritariamente ao público infantil, apresenta suas obras com o auxílio de um violão, revelando uma de suas grandes paixões, que é cantar.

A panela de barro, tradição importante capixaba, é inspiração do livro "A Panela Encantada" e também utilizada em suas apresentações para atrair a atenção das crianças. Nestes casos, Sônia apresenta as suas histórias junto a uma panela gigante.

Onde fica:

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro.

Classificação: A partir de 15 anos

Participação: gratuita


Voltar ao topo da página