Notícias

Livros em árvore e mostra cultural movimentam Cmei Ocarlina Nunes Andrade

Publicada em 12/11/2021, às 12h05

Por Brunella França (blfrancaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Pátio do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão
Foto Divulgação
Projeto Pé de Livro no Cmei Ocarlina Nunes Andrade

Ela é alta, de copa grande, raízes profundas e muitos galhos que proporcionam sombra, amenizando o calor. Entre outubro e janeiro, serve banquete a passarinhos e outros animais, além de adoçar a vida de muita gente. A mangueira é uma das árvores frutíferas mais comuns em quintais.

Mas, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão, as mangueiras da escola também rendem histórias! No pátio, com os pequenos, a equipe da unidade de ensino desenvolve o projeto “Pé de Livro”, envolvendo as crianças em um universo de imaginação e criatividade.

Os livros são arrumados em cestas, que são penduradas nos pés de manga. A ação é organizada nos turnos matutino e vespertino com teatro e música.

“Há uma preparação do espaço no pátio para se tornar um ambiente agradável, com esteiras colocadas no chão, cestinhas com livros infantis penduradas na mangueira, almofadas e ornamentação com tecidos coloridos”, conta a pedagoga Guida Mesquita, uma das profissionais à frente do projeto, junto com a também pedagoga Lessandra Brandão e a diretora Maria da Penha Coelho dos Santos.

Mostra

No Pé de Livro deste ano, além da leitura para, e, pelas crianças de diversos livros de história, o Cmei Ocarlina realizou também uma Mostra Cultural, com exposição de atividades realizadas pelas crianças dos grupos 5B, 5C e 6C e também apresentação cultural da história “Sons divertidos: A orquestra”, escrita por Sam Taplin.

A obra ajuda as crianças a aprender o nome e o som dos instrumentos. A história mostra um grupo de animais com seus instrumentos musicais organizando um concerto da floresta.

“Valorizamos a música, o conhecimento dos instrumentos musicais e a Arte”, complementou a pedagoga Guida.

A Mostra e a apresentação cultural foram organizadas pelas professoras Gislane Santos Gonçalves de Azevedo, Cecília Carli Custódio, Rosilda Viana Santana, Danielle Rodrigues Costa Astolphi, Marcos Vinicius Klippel, Maria da Glória Bonno, Thatiana Mara Barbosa Grampinha Coser e Marinalda Lopes Gama.

Foto Divulgação
Projeto Pé de Livro no Cmei Ocarlina Nunes Andrade
Foto Divulgação
Projeto Pé de Livro no Cmei Ocarlina Nunes Andrade

Voltar ao topo da página