Notícias

Inclusão Produtiva tem oficinas direcionadas para o mercado de trabalho

Publicada em 05/04/2024, às 15h55

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Inclusão Produtiva tem oficinas direcionadas para o mercado de trabalho
Oficina sobre o mercado de trabalho na Unidade de Inclusão Produtiva de Vitória. (ampliar)

Você que já ouviu falar sobre a Unidade de Inclusão Produtiva (UIP)? Prepare-se para não só escutar sobre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), bem como participar das ações promovidas para inserção no mundo trabalho. É que a UIP evoluiu no conceito e no atendimento às demandas atuais do público que, agora, bate à porta do serviço em busca de uma oportunidade no mercado formal de trabalho, da tal carteira assinada e maior garantia dos direitos trabalhistas. 

Enquanto a UIP foca na preparação, qualificação e estímulo à formação de empreendedores individuais, o Acessuas vai na frente de capacitação para formação de candidatos mais preparados para encarar o processo de inserção no mercado de trabalho. 

"O Programa Acessuas Trabalho tem como objetivo promover o acesso dos usuários do Suas ao mundo do trabalho por meio de informações e orientações sobre direitos e oportunidades, de ações que estimulem o reconhecimento de potencialidades e o desenvolvimento de habilidades, bem como da articulação com políticas setoriais", explicou a coordenadora Beatriz Souza Oliveira.

Foto Divulgação
Inclusão Produtiva tem oficinas direcionadas para o mercado de trabalho
Oficina sobre o mercado de trabalho na Unidade de Inclusão Produtiva de Vitória. (ampliar)

Nessa perspectiva, o Acessuas Trabalho oferta oficinas, como: Conceito de Trabalho, Trabalho como Direito e Direitos Trabalhistas; Direitos e cidadania no Mundo do Trabalho; Currículo; Habilidades interpessoais; Postura na entrevista de emprego; Mulher e mercado de trabalho; Redes sociais: imagem pessoal X imagem profissional; e Desigualdade racial e mercado de trabalho.

Oficinas

De outubro de 2023 até março deste ano, por exemplo, foi realizado um ciclo de oficinas no Abrigo 1, sendo 22 usuários participantes, com o total de 34 participações. 

Além disso, aconteceram ciclos de oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Inhanguetá, Itararé, São Pedro território II, Centro, Continental, Santa Martha e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Centro.

As oficinas também foram levadas para os usuários da Educação de Jovens e  adultos (EJA) e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Centros de Convivência de Caratoíra, Centro, Consolação, Solon Borges, Conquista e Jucutuquara, e da OSC Obras Pavonianas.

Nesse período, a UIP recebeu 346 encaminhamentos, sendo o total de 337 munícipes, que desdobrou em 265 atendimentos individuais. A equipe do Acessuas fez o encaminhamento de 67 pessoas para serviços voltados a intermediação de mão de obra. 

Foto Divulgação
Inclusão Produtiva tem oficinas direcionadas para o mercado de trabalho
Oficina sobre o mercado de trabalho na Unidade de Inclusão Produtiva de Vitória. (ampliar)

Além desses, 18 demonstraram interesse em ingressar na EJA. O Acessuas encaminhou 31 para Aprendizagem ou estágio; 15 para Serviços, Programas ou Projetos voltados à capacitação. A equipe também realizou 27 visitas domiciliares num trabalho de busca ativa. 

Para Beatriz Souza, os números registrados demonstram que a reorganização da UIP traz impacto positivo junto às famílias em situação de vulnerabilidade quando se fala em acesso ao Mundo do trabalho. "A equipe não tem medido esforços para estar mais próximo dos munícipes que desejam acessar as ações ofertadas seja por meio do atendimento individual ou atividades coletivas", destacou Beatriz.

Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, esse reordenamento da oferta realizada pela Inclusão Produtiva de Vitória traduz a seriedade com ofertas da Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da necessária articulação junto a Política de Trabalho, "não somos a Política de Trabalho, mas sabemos da realidade das nossas famílias em ingressar em mercados formais e inserções produtivas e estamos aqui para auxiliar na descoverta de habilitados, intervenções frente as possibilidades, junto a outras políticas sociais, que possam mitigar a não equidade de tantas famílias à chegada ao mercado de trabalho".


Voltar ao topo da página