Notícias

Feiras e peixarias terão ação de conscientização sobre andada do caranguejo

Publicada em 02/04/2024, às 08h20 | Atualizada em 02/04/2024, às 08h35

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Ação de fiscalização do período da andada do caranguejo
Andada do caranguejo começa na próxima terça (9) (ampliar)

Nesta semana, feiras livres e peixarias da capital terão ações de sensibilização sobre o quarto e último ciclo da andada do caranguejo-ucá (Ucides cordatuse), que tem início em 9 de abril e vai até o dia 14 do mesmo mês. Na oportunidade, a equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) também vai orientar sobre a importância da sua preservação.

A visita começa nesta terça-feira (2) com abordagens educativas nas peixarias situadas na região da Enseada do Suá e junto a feirantes e moradores do Bairro República e também de Inhanguetá - confira a programação abaixo. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, o objetivo da ação é divulgar a andada, orientar sobre a importância desse período de reprodução e promover contextos interativos para a preservação do ecossistema manguezal.

"Queremos alertar sobre a importância da preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna e, assim, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Andada

A andada é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Neste ano, o período teve início em janeiro (de 12 a 17), o segundo ciclo ocorreu em fevereiro (de 10 a 15), o terceiro em março (de 11 a 16) e, o último, agora em abril (de 9 a 14).

As datas estão alinhadas com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o ano de 2024, e foi aprovada pela sociedade civil, em reunião pública, e pela Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.

Assim, nestes períodos, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

Parceria dos catadores

As ações de sensibilização contam com a parceria de catadores, cuja categoria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado importantes conquistas. Eles passaram a receber benefícios durante os períodos de defeso, a partir da nova legislação do município que desburocratizou o pagamento.

Assim, os catadores têm auxiliado os agentes de fiscalização nas operações embarcadas pelo manguezal da capital e, também, os educadores ambientais nas abordagens educativas nas feiras livres, escolas, comércio, dentre outras ações que visam preservar e cuidar dos manguezais de Vitória, como parte do projeto Mangueando na Educação, desenvolvido pela Semmam.

Atividades educativas da andada do caranguejo-uçá

Terça-feira (02), das 8h às 12h - Abordagem educativa nas peixarias e entorno da Enseada do Suá.
Terça-feira (02), das 8h às 12h - Abordagem educativa de moradores/feira livre do Bairro República.
Terça-feira (02), das 8h às 12h - Abordagem educativa de moradores/feira livre do Bairro Inhanguetá.
Quarta-feira (03), das 8h às 12h - Abordagem educativa de moradores/feira livre do Bairro Santo Antônio.
Quarta-feira (03), das 8h às 12h - Abordagem educativa de moradores/feira livre 2 do Bairro Jardim da Penha.
Quinta-feira (04), das 8h às 12h - Abordagem educativa de moradores/feira livre do Bairro Praia do Canto.
Sexta-feira (05), das 8h às 12h - Abordagem educativa de moradores/feira livre do Bairro Jardim Camburi.
Sexta-feira (05), das 8h às 12h - Abordagem Educativa aos frequentadores da Vila Rubim.


Voltar ao topo da página