Notícias

Estudantes aprendem sobre Mata Atlântica e Manguezal com ajuda do Teatro

Publicada em 23/04/2024, às 18h30 | Atualizada em 23/04/2024, às 18h37

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Mais 400 estudantes participam do Circuito Ambiental Vix na capital

Esta quarta-feira (24) será um dia de atividades lúdicas e de aprendizagem para 280 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, localizado no bairro Resistência. Elas vão assistir a peça teatral "Preservação do Manguezal de São Pedro". As sessões serão apresentadas pela Cia. de Bonecos Tio Diu, nos turnos matutino e vespertino, em parceria com a empresa Synergia.

Esta atividade faz parte do projeto "Mata Atlântica Floresta que Ensina", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande. Neste mês de abril, os professores da escola participaram de formação sobre o ecossistema, voltado ao público infantil, visando trabalharem o tema em sala de aula e em casa para interação com seus familiares.

"O Cmei está localizado no bairro Redenção, entre a Mata Atlântica do Maciço Central e o manguezal da baía Noroeste de Vitória, território onde convivem as crianças, protagonistas deste espaço. Por isso, planejamos este dia de interação, descontração e conhecimento sobre a importância do manguezal, da relação da população local com o ecossistema e de sua sustentabilidade", apontou o educador ambiental e geógrafo do CEA, Wilson de Souza.

Para a diretora do Cmei, Nínia Miranda, a parceria do CEA vem contribuir para o projeto em desenvolvimento pela escola, que tem como tema "Leitura, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Eu no Mundo". "Assim, queremos ampliar os conhecimentos das crianças por meio da sensibilização, com atividades socioambientais e lúdico educativas, despertando o respeito quanto à importância da preservação do bioma Mata Atlântica e seu ecossistema associado, o manguezal", ressaltou.

O educador ambiental, Wilson de Souza, destaca que está previsto no projeto, nos meses de maio e junho, o retorno à escola para o desenvolvimento de outras atividades, como Roda de Conversa da Mata Atlântica; Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória; Exposição "Mata Atlântica de Vitória, Diversidade na Paisagem em Múltiplos Olhares"; Vídeo "Mata Atlântica, Uma Floresta no Coração de Vitória"; Realização de trilhas; Visitação a mirantes do Parque da Fonte Grande para que conheçam de perto a biodiversidade do lugar e que proporcionam ter um outro olhar sobre Vitória e sua floresta que abraça e protege as encostas dos Morros de nossa cidade.

Por meio do Portal Interagevix é possível acessar o projeto "Mata Atlântica Floresta que Ensina", que é voltado às escolas do entorno do Maciço Central de Vitória.


Voltar ao topo da página