Notícias

Equipes da Semmam e da Central de Serviços retiram construção sobre manguezal

Publicada em 19/11/2021, às 12h00 | Atualizada em 19/11/2021, às 12h02

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Consumo e produção responsáveis
  • Vida na água
  • Vida terrestre
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Retirada de construção irregular no Mangue
Foto Divulgação
Retirada de construção irregular no Mangue

Agentes da Gerência de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), flagraram, nesta quinta-feira (18), uma construção de madeira sobre o manguezal bem próximo ao Ginásio do Tancredão, no Bairro Mário Cypreste. Em uma operação conjunta com a Central de Serviços, a instalação foi imediatamente retirada e foi feita a limpeza da área, que é de proteção ambiental.

A fiscalização sobre as áreas de manguezal, em Vitória, é rotineira. "Nossas equipes fazem constantes operações de mapeamento de irregularidades em toda a Baía Noroeste. Mesmo assim, não é raro descobrirmos esse tipo de irregularidade, que afeta diretamente a vida nesse importante ecossistema", explica o gerente de Fiscalização Ambiental, Alexsandro Amaral.

Segundo Amaral, a degradação ambiental é crime previsto na Lei 4438/97 e no Dec.10.023/97. O valor da multa varia de R$ 43.768,00.a R$ 87.361,28. "Infelizmente, não identificamos os autores desse crime. A população pode contribuir, denunciando todo tipo de agressão ao meio ambiente pelo telefone 156", disse. 

"Preservar o manguezal é fundamental para a sobrevivência de diversas espécies. Além disso, o manguezal é um importante meio de vida para várias famílias, que subsistem com a venda de mariscos e peixes. Por isso, a fiscalização da Semmam é permanente", diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio José Föeger.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, disse que a união das equipes das secretarias fortalece as ações para manter a cidade limpa e organizada. “Somos todos prefeitura de vitória está ação conjunta é mais uma demonstração de que estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade “.


Voltar ao topo da página