Notícias

Disciplina eletiva trabalha pensamento computacional com alunos

Publicada em 09/04/2024, às 12h35 | Atualizada em 09/04/2024, às 12h39

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef TI Eunice Pereira Silveira
Disciplina eletiva "Gapem-scratch" trabalha pensamento computacional, criatividade e raciocínio lógico com estudantes da Emef Eunice Pereira da Silveira. (ampliar)
Foto Divulgação
Emef TI Eunice Pereira Silveira
Disciplina eletiva "Gapem-scratch" trabalha pensamento computacional, criatividade e raciocínio lógico com estudantes da Emef Eunice Pereira da Silveira. (ampliar)

Pensamento computacional, criatividade e raciocínio lógico são habilidades que serão aprimoradas pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, localizada em Tabuazeiro, dentro dos conteúdos da disciplina eletiva "Gapem-scratch".

O tema foi escolhido pelos próprios estudantes na "feira de eletivas", um evento no qual os estudantes têm a oportunidade de escolher qual projeto e com qual professor eles querem participar. A disciplina eletiva amplia a formação de conhecimentos, garantindo aos estudantes novas vivências na escola.

Dessa forma, o professor de matemática Zacarias Lima vai conduzir um grupo de 18 estudantes por uma trajetória de estudos em que os alunos vão conhecer a plataforma Scratch e suas funcionalidades, podendo construir roteiros, cenários e personagens para criação de jogos, por meio de temáticas propostas pelo educador.

Além disso, num segundo momento os estudantes vão participar de oficinas de robótica, por meio de uma parceria com a equipe campeã brasileira do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) do município de Colatina. A equipe também vai realizar uma série de encontros virtuais com os alunos durante a disciplina.

"Os estudantes vão aprender a linguagem computacional e poderão aplicá-la em trabalhos relacionados a base nacional comum em parceria com os demais professores da escola. Como exemplo, os estudantes criaram está semana um labirinto baseado no percurso que fazem da sua casa até a escola, sendo esta, uma atividade realizada na disciplina de Geografia, chamada de mapa mental", exemplificou o professor Zacarias.

O educador ressalta que as disciplinas eletivas são um componente fundamental das escolas em tempo integral. "Acreditamos que a diversificação das atividades escolares favorecem a aprendizagem. Estamos oferecendo uma nova possibilidade de aprendizagem dos conteúdos", completou.

Os estudantes estão engajados com a disciplina e empolgados com a proposta, como afirma Jonas dos Santos Lopes, do 8º ano. "Essa é uma eletiva onde se aprende várias coisas, e ajuda também a ter maior percepção de comandos, pois mexemos com um criador de jogos. É uma eletiva muito divertida, e que também serve de aprendizado", disse.

Vinícius Firmiano Leite, da mesma turma, também aprova a disciplina. "Eu gosto muito da eletiva e acho que podemos aprender muito com esse curso, pois na área de programação aprendemos português, matemática, entre outras matérias. No futuro podemos usar a programação para algum trabalho ou criar um jogo famoso", explicou.

Kauã Silva Martins, do 6º ano, já programa os estudos de olho no futuro. "Eu adorei a eletiva de programação oferecida pela escola neste ano. Eu adoro programar, é o meu sonho ser um bom programador e acho que vai me ajudar com isso. O professor Zacarias é muito bacana e tenho certeza que vai nos ajudar muito", destacou.


Voltar ao topo da página