Notícias

Abertas inscrições para os Conselhos Locais de Saúde

Publicada em 22/11/2021, às 19h10

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro

Estão abertas as inscrições para o processo de eleição dos Conselhos Locais de Saúde de Vitória, para o o biênio 2021/2023.

As Assembleias Eleitorais serão realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS) e Centros de Referência de Saúde, entre os meses novembro/dezembro de 2021.

As entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que queiram participar do processo eleitoral deverão se inscrever na unidade de saúde do território onde estão localizadas até cinco dias úteis da data da eleição programada para sua UBS.

Essas normas e outras orientações estão no edital publicado na última sexta-feira (19).

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde da capital ou junto ao Conselho Local de Saúde, do território onde estão localizadas as entidades e movimentos sociais.

Conselho Local de Saúde

Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados deliberativos de caráter permanente. A composição acontece de forma paritária, entre os três seguimentos representativos de área de saúde; 50% Usuário, 25% Trabalhador em saúde 25%, Gestores e Prestadores de serviços de saúde.

A representação de cada seguimento é escolhida por eleição convocada para esse fim, onde a pessoa eleita deverá representar uma entidade ou um grupo.

Nesse espaço as partes dialogam e reconhecem as realidades vividas pelos trabalhadores em saúde, administradores e usuários, buscando sempre a melhoria da saúde coletiva para todos.


Voltar ao topo da página