Notícias

Inscrições abertas para oficinas de dramaturgia no Mucane, Fafi e Casa Porto

Publicada em 22/07/2014, às 10h18 | Atualizada em 22/07/2014, às 10h18

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Peça de teatro São Pedro
Estudantes e dramaturgos têm a oportunidade de aprender a produzir bons textos para o teatro nas oficinas do Ciclo de Dramaturgos
André Sobral
Aula de Dança na FAFI
Escola Técnica Fafi será um dos locais que sediarão as oficinas de dramaturgia

O público de teatro gosta de assistir a uma peça criativa e com bons diálogos, seja de comédia ou drama. Mas, para isso, é necessário um texto bem escrito. É nessa hora que entra a figura do dramaturgo, que é a pessoa responsável por escrever o texto.

Se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre a técnica da escrita para os palcos, uma ótima oportunidade é o Ciclo de Dramaturgos Baianos, que acontece entre os dias 4 e 13 de agosto no Museu Capixaba do Negro (Mucane), na Escola Técnica de Teatro, Música e Dança Fafi e na Casa Porto das Artes Plásticas. A ação faz parte da programação do Festival do Teatro Brasileiro: Cena Baiana – Etapa ES e conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.

Oficinas

O Ciclo de Dramaturgos Baianos vai trazer a Vitória os autores Aldri Anunciação, João Sanchez e Paulo Atto para cursos independentes, com duração de três dias e carga horária total de nove horas cada. Em cada uma das etapas, eles falarão sobre trabalhos já realizados, processo de criação e histórico, além da leitura de trechos de seus principais textos. Nos outros dias, serão propostos exercícios de dramaturgia.

Inscrições

O curso é voltado para jovens dramaturgos e estudantes de artes cênicas e literatura. As inscrições podem ser feitas até esta sexta (25), mediante ficha de inscrição preenchida com oficina de interesse e encaminhada pelo e-mail oficinas@festivaldoteatrobrasileiro.com.br . As vagas são limitadas.

Calendário

Oficina Aldri Anunciação
Dias: 4, 5 e 6 de agosto
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane)
Horário: 14 às 17h

Oficina João Sanchez
Dias: 7, 8 e 9 de agosto
Local: Fafi
Horário: 14 às 17h

Oficina Paulo Atto
11,12 e 13 de agosto
Local: Casa Porto
Horário: 18 às 21h

Perfil

Aldri Anunciação

Dramaturgo, ator e produtor baiano, bacharel em Teorias Teatrais. Estreou como ator no teatro profissional em 1996, no espetáculo do diretor mineiro Gabriel Vilela "O Sonho", de August Strindberg, e no espetáculo "Os Negros", de Jean Genet, com direção de Carmem Paternostro. Realizou pesquisas na área de dramaturgia de óperas, através de estágios em direção artística na Alemanha. Em 2010 e 2011, seu texto “Namíbia, Não!” recebeu o Prêmio FAPEX de Dramaturgia Teatral, o Prémio Funarte Myriam Muniz de Teatro e o Prêmio Braskem de Melhor Texto de 2011. Com direção de Lázaro Ramos, o mesmo espetáculo atingiu 20 mil espectadores na Bahia e realizou temporada com êxito de crítica e público no Rio de Janeiro.

Atualmente, é coordenador geral do projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet da Funarte. Em 2013, venceu em primeiro lugar na categoria Literatura Juvenil o Prêmio Jabuti.

João Sanchez

Formado em Comunicação Social, mestre em Artes Cênicas e, atualmente, doutorando do PPGAC-UFBA, João Sanches é dramaturgo, diretor e iluminador. Foi indicado três vezes ao Prêmio Braskem de Teatro e, em 2013, ganhou os prêmios de Melhor Autor e Melhor Espetáculo com "Entre Nós" – uma comédia sobre diversidade. A montagem, que estreou e teve carreira de sucesso em Salvador, já se apresentou também em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, entre outras praças.

João trabalhou com diversos artistas de diferentes estados brasileiros e também de fora do país. Em seu currículo, há parcerias com João Falcão, Fernando Guerreiro, Hebe Alves, Paulo Dourado, Márcio Meirelles, Aninha Franco, Rita Assemany, Jackyson Costa, Cláudio Simões, Celso Júnior, Nadja Turenko, Elisa Mendes, Carmen Paternostro, Fernanda Paquelet, além dos grupos Teatro Potlach (Itália) e Odin Teatret (Dinamarca).

Paulo Atto

Diretor teatral, dramaturgo, produtor cultural e consultor em projetos de arte, cultura e desenvolvimento sócio-cultural. Foi presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. Em 2012, coordenou a Câmara Técnica de Cultura do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina e foi membro da Comissão Julgadora do Troféu Braskem de Teatro.

Como dramaturgo, possui trabalhos publicados em revistas internacionais, como a Revista Tablas, de Cuba e Máscara, do México. Como autor e diretor, proferiu conferências em Cuba, no México, na Rússia, em Portugal, na Espanha, entre outras instituições pelo mundo. Também publicou um trabalho sobre treinamento de atores na Conferência Internacional de Pesquisa Teatral, na Universidade de Montreal, no Canadá. Atualmente, é secretário de Cultura de Ilhéus, na Bahia.


Voltar ao topo da página