Notícias

Esculturas da Escadaria Bárbara Lindenberg serão restauradas em agosto

Publicada em 21/07/2014, às 10h53 | Atualizada em 22/07/2014, às 12h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Vitor Nogueira
palácio anchieta
Escadaria do Palácio Anchieta terá as suas esculturas restauradas

Um dos prédios históricos mais importantes de Vitória, o Palácio Anchieta é uma das sedes de governo mais antigas do país e chama atenção de moradores e turistas pelo conjunto arquitetônico, que foi se transformando ao longo de quatro séculos. Um dos destaques do local, a escadaria Bárbara Lindenberg, que dá acesso ao monumento, vai ganhar cara nova.

A partir do dia 5 de agosto, as seis esculturas em mármore carrara que ambientam a escadaria, que foi projetada pelo engenheiro francês Justin Norbert e construída em estilo eclético com inspiração neoclássica, serão restauradas. A ação será possível a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Instituto Sincades.

"Estátuas e monumentos históricos fazem parte da história e da memória coletiva das cidades. Valorizá-las, como fazemos agora com essa parceria, é valorizar também o passado de Vitória e a maneira como ele se coloca para as gerações atuais", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Restauro

O trabalho será feito pelo artista Rafael João Rodrigues, que vai reconstituir tanto as peças que foram danificadas durante as manifestações de 2013 quanto as que sofreram um desgaste natural em função da ação do tempo.

O trabalho de restauro será realizado no ateliê do artista, já que algumas peças precisam ser novamente esculpidas, e, em sua maioria, no local onde as obras se encontram. A fiscalização e o acompanhamento dessas ações serão feitas pela Gerência de Patrimônio Histório-Cultural da Semc.

"O trabalho de restauro que será realizado nos monumentos históricos em mármore carrara terá caráter excepcional. O acompanhamento e orientação do artista/restaurador contratado para o trabalho minucioso, de mão de obra especializada, é para que possamos conservar os valores estéticos e históricos das obras de arte da escadaria Bárbara Lindenberg", explica a gerente de Patrimônios Históricos da Semc, Patrícia Bragatto.

O valor total do trabalho, que inclui a total reconstrução das obras é de R$ 82.500,00 e foi custeado pelo Instituto Sincades. A expectativa é de que as restaurações sejam finalizadas em seis meses.

Esculturas

As esculturas que serão restauradas:

  • Menino com Delfim: localizada no primeiro patamar da escadaria, dentro da bacia de uma fonte. Sofreu várias degradações, como a cabeça, que foi decapitada, e a cauda, que está trincada, além de vários orifícios em sua superfície.
  • Menina com Delfim: localizada no centro do terceiro patamar da escadaria, o maior deles, dentro da bacia de uma fonte circular à frente de outra fonte que está sob o último patamar. Apresenta fissura na perna esquerda na altura do joelho e degradação em sua superfície, como corrosão.
  • As Quatro Estações: Alegorias do Verão - herma localizada no terceiro patamar da escadaria, à direita do acesso. Traz nas mãos ramos de trigo e uma ceifadeira. Apresenta pequenas fissuras.
  • As Quatro Estações: Alegorias da Primavera - herma localizada no terceiro patamar da escadaria, à esquerda do acesso. Traz flores nas mãos. Apresenta degradação por fissuras, corrosão, alteração cromática e corrosão.
  • As Quatro Estações: Alegorias do Outono - herma localizada no quarto patamar da escadaria, à direita do acesso. Traz frutos nas mãos. Apresenta trincas na base e pichações no rosto.
  • As Quatro Estações: Alegorias do Inverno - herma localizada no quarto patamar da escadaria, à esquerda do acesso. Traz uma manta sobre os ombros. Apresenta degradações como pichações no rosto e trinca na base da escultura.

Voltar ao topo da página