Notícias

Começa a construção da ciclovia sobre a Ponte de Camburi

Publicada em 11/07/2014, às 09h40 | Atualizada em 11/07/2014, às 10h49

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Marcus Monteiro


André Sobral
Ampliação Cicloviária da Orla de Camburi
Ciclovia que irá ligar a Praia do Canto à orla de Camburi começou a ser construída
André Sobral
Ampliação Cicloviária da Orla de Camburi
Trecho da avenida Saturnino de Brito que irá receber a ciclovia já está sinalizado

Um antigo desejo de ciclistas e pedestres começou a ser realizado. A Prefeitura de Vitória começou a construção dos 650 metros da ciclovia que vai ligar a Praia do Canto à orla de Camburi. Apesar de o trecho ser pequeno, a obra envolve etapas complexas, como a construção de um muro de arrimo (contenção) próximo ao canal, para aumentar a largura do calçadão, e a ampliação da calçada na Ponte Petrônio Portela, a Ponte de Camburi.

Além disso, do lado da Praia do Canto, para manter as três faixas de rolamento de veículos existentes na avenida Saturnino de Brito sem alterar a velocidade média permitida para o local, será necessário reduzir a largura da pista e do canteiro central. A expectativa é de que a intervenção esteja concluída até o final do ano.

"O uso de bicicletas na cidade de Vitória é uma ação de sucesso na questão da mobilidade urbana. A ciclofaixa de 15,7km (entre o Tancredão e Jardim Camburi) aos domingos e feriados é sucesso absoluto, com mais de mil ciclistas participando. Vamos implantar a cultura do uso da bicicleta no dia a dia da cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que completou: "Essa ciclovia é fundamental e muito importante porque vai fazer a ligação entre os dois trechos das maiores ciclovias já existentes na cidade".

Ao final da obra, o trajeto terá uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro com 80 centímetros de largura. O canteiro tem como finalidade criar uma barreira entre a ciclovia e as faixas de rolamento de veículos, garantindo a segurança dos ciclistas.

Uma nova iluminação será instalada para atender a ciclovia, passeios e canteiro central e a vegetação será destacada com luzes decorativas. A fiação ficará por baixo do piso e será protegida com concreto.

Integração

A interligação permitirá que o ciclista transite do Hortomercado, na Enseada do Suá, até o bairro de Jardim Camburi usando somente ciclovias em um trajeto de 10 quilômetros. Atualmente, nos horários de maior concentração, até 200 ciclistas por hora dividem as calçadas e a ponte de Camburi com os pedestres.

André Sobral
Ampliação Cicloviária da Orla de Camburi
Expectativa é de que a intervenção esteja concluída até o final do ano
Elizabeth Nader
Quiosque da praia de Camburi
Cultura do uso da bicicleta no dia a dia da cidade está sendo incentivada

A obra faz parte da meta da administração municipal de ampliar a oferta de ciclovias dos atuais 29 quilômetros para 61 quilômetros até 2016. Serão beneficiados diretamente 141 mil moradores das Regionais 5, 8 e 9, cujos bairros mais representativos são Praia do Suá, Enseada do Suá, Praia do Canto, Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi.

Cuidados

Durante a obra, todos deverão obedecer a sinalização existente. Pedestres e ciclistas terão um passeio provisório, com largura mínima de 1,20 metro delimitado por cercas de isolamento cor laranja, fixadas a cada 3 metros.

A velocidade máxima dos veículos no local será reduzida. O limite da faixa de veículos será estabelecido por tela de proteção na cor laranja, com lâmpadas de segurança a cada 2 metros.

Como será a obra

A obra acontecerá em três frentes, pois são três tipos de intervenções distintas:

  • Do píer de Iemanjá até a Ponte de Camburi: há necessidade de construção de um muro de arrimo (muro de contenção) para ampliar a largura do calçadão existente.
  • Ponte de Camburi: a ponte terá a calçada da lateral voltada para o mar ampliada em balanço, ou seja, suspensa, reforçada por uma mão francesa.
  • Da avenida Saturnino de Brito até a Praça dos Namorados: neste trecho, para manter as três faixas de rolamento existentes e permitir a implantação da ciclovia, será necessário reduzir a largura da pista e do canteiro central. A intervenção não alterará a velocidade média permitida para o local.
Elizabeth Nader
Quiosques e Ciclovia da Curva da Jurema
Interligação permitirá que o ciclista transite da Enseada do Suá até Jardim Camburi usando somente ciclovias em um trajeto de 10 quilômetros
André Sobral
Ciclofaixa que liga o Tancredão a Rua de Lazer
Ciclofaixa aos domingos e feriados é um sucesso entre os ciclistas

Voltar ao topo da página