Notícias

Coronel do Corpo de Bombeiros toma posse na Secretaria Municipal de Segurança

Publicada em 17/04/2014, às 16h28 | Atualizada em 17/04/2014, às 16h29

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Posse do novo Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheiras
O novo secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, quer realizar trabalhado integrado entre todas as forças de segurança
Yuri Barichivich
Posse do novo Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheiras
Coronel Fronzio Calheira tomou posse oficialmente na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu)

O coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo Fronzio Calheira assumiu no final da manhã desta quinta-feira (17) a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). A solenidade de posse aconteceu na sala anexa ao gabinete da Prefeitura e contou com a presença do coronel Welington da Costa Ribeiro, ex-secretário da pasta, que, de forma simbólica, realizou a troca de comando da Guarda Civil Municipal, subordinada à secretaria.

As prioridades do novo secretário são a integração com as demais forças de segurança e o planejamento. "Minha ideia é trabalhar com planejamento e agregação das instituições de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, sempre alinhando com as diretrizes da Prefeitura, que preza pela gestão compartilhada. Pretendo também trazer os integrantes da Guarda Municipal para opinarem nesse planejamento. Irei manter o trabalho do ex-secretário Welington, pois esse é um caminho sem volta: o da integração e do planejamento", explicou o novo secretário.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a atuação do ex-secretário Welington na condução da Semsu e agradeceu ao secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, por ter cedido o coronel Fronzio Calheira ao município, um homem muito premiado como gestor na área da segurança pública.

"A primeira prioridade da administração é a segurança pública. Todos os índices de Vitória, sem exceção, melhoraram de 2013 até hoje. Nós estamos no caminho certo e os agentes da Guarda Civil Municipal são um motivo de orgulho. Ontem (quarta) tirei a foto de um agente de trânsito empurrando um carro quebrado na pista para não atrapalhar o trânsito e isso é motivo de orgulho, um servidor que não esperou nada para retirar aquele carro", disse o prefeito.

Legado

O ex-secretário Welington da Costa Ribeiro é coronel da Polícia Militar do Espírito Santo e comandou a segurança urbana do município desde o início de 2013. Ele deixou o cargo em prol do cuidado à família, em especial atenção a um membro do seu núcleo familiar que está sofrendo de uma doença grave

Embora tenha permanecido pouco tempo no cargo, em sua gestão foram realizados grandes avanços na estrutura municipal de segurança, sempre em parceria com as demais pastas.

A Guarda Civil Municipal foi ampliada e recebeu 100 novos agentes comunitários e 50 agentes de trânsito, o que ampliou os patrulhamentos preventivos e permitiu a presença da corporação mais próxima do cidadão, por meio de rondas a pé, de bicicleta, motos, quadriciclos e viaturas.

Outras importantes realizações foram a criação da Guarda 24 Horas; a Patrulha Maria da Penha, que oferece garantia de atendimento rápido às mulheres beneficiadas pelo Botão do Pânico e a expansão do videomonitoramento da cidade, que irá quintuplicar de tamanho até o fim deste ano, alcançando 207 pontos de câmeras por toda a cidade.

Na área do trânsito, destaque para a fiscalização contínua realizada pelos agentes de trânsito da nova ciclofaixa da Serafim Derenzi e a sinalização por meio de cones da ciclofaixa e das Ruas de Lazer.

Yuri Barichivich
Posse do novo Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheiras
Prefeito Luciano Rezende deu posse a novo secretário e reconheceu legado deixado por ex-secretário Welington Ribeiro
Yuri Barichivich
Posse do novo Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheiras
Agentes da Guarda Municipal participaram da solenidade de posse na sala anexa ao gabinete

Voltar ao topo da página