Notícias

Fiscalização da Semmam apreende 13 dúzias de caranguejo em época da andada

Publicada em 17/04/2014, às 15h16

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Caranguejos são apreendidos
Caranguejos foram apreendidos durante fiscalização na Vila Rubim
André Sobral
Caranguejos são apreendidos
Crustáceos foram pesados para serem devolvidos ao mangue

No primeiro dia da última andada do caranguejo uçá deste ano, foram apreendidas 13 dúzias do crustáceo na Vila Rubim, na manhã desta quinta-feira (17). A ação foi realizada pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e contou com o apoio do Ibama e da Polícia Ambiental.

A coordenadora de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, informou que o vendedor foi encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais. "Estamos em época de andada do caranguejo uçá e, por lei, não pode haver captura, transporte, beneficiamento, armazenamento e comercialização, e quem fizer isso sofre as penalidades previstas na legislação", explicou Priscila.

Os crustáceos apreendidos foram pesados e devolvidos ao mangue. A andada vai até a próxima quarta-feira (23). A andada é quando os caranguejos saem das suas tocas para o acasalamento e a liberação dos ovos, os que os torna muito vulneráveis à cata.

Tanto na andada quanto no defeso, que ocorre de 1º de outubro a 30 de novembro, a captura ou comercialização é proibida, com o objetivo de preservar a reprodução da espécie, que tem grande importância na vida do manguezal.


Voltar ao topo da página