Notícias

Serviço de táxi será ampliado na capital com 108 novos veículos nas ruas

Publicada em 09/04/2014, às 14h02 | Atualizada em 09/04/2014, às 15h24

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Táxis estacionados à noite no Centro de Vitória
Ampliação do número de permissões do serviço de táxi visa melhorar atendimento a usuários na capital

A Prefeitura de Vitória lançou edital ampliando o número de permissões do serviço de táxi no município. Serão mais 108 veículos circulando na capital e outras 50 vagas reservas, que poderão ser preenchidas de acordo com a necessidade do município.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Zanotelli, o edital tem como objetivo atender tanto a legislação quanto os passageiros. "Estudos realizados pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) indicaram que poderíamos aumentar a frota de táxis na cidade, considerando nossa legislação municipal que avalia a proporção de veículos por número de habitantes", explica.

Atualmente, Vitória conta com 462 táxis. Com a ampliação da oferta desse serviço, serão 570 carros circulando pelas ruas da cidade.

Os interessados em participar do processo seletivo precisarão levar os documentos referentes à Habilitação e à Proposta Técnica, conforme orientação do edital, para o auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, no dia 21 de maio, até as 9h30.

O edital está disponível no site www.vitoria.es.gov.br/licitacoes, opção Comissão Permanente de Licitação - Semad/CEL – Concorrência Nº 001/2014, ou podendo ser retirado por meio de pendrive na sala da comissão, na Prefeitura, situada à avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, 2º piso, bloco B, Bento Ferreira (Semad/GLC).

Diferenciais

Yuri Barichivich
Curso de Inglês para Taxistas
Taxistas que apresentarem comprovantes de cursos de inglês podem garantir pontuação extra no processo seletivo

Além de comprovar habilidades básicas necessárias ao cargo, os candidatos às placas de táxi também poderão apresentar conhecimentos específicos, garantindo, assim, pontuações extras durante a seleção. Entre os cursos que poderão garantir pontos extras na concorrência, estão língua estrangeira ou de qualificação, ministrados pelo Sesi/Senai, Sesc/Senac ou Sest/Senat ou, ainda, por entidades credenciadas por órgãos executivos de trânsito. Ter a escolaridade acima da mínima exigida (ensino fundamental completo) também renderá pontos extras ao candidato.

"Nosso objetivo é garantir que o cidadão tenha o melhor serviço, com profissionais qualificados e capacitados para atender bem a população. Vitória é uma capital e recebe turistas de todo o Brasil e do mundo que chegam à cidade pelo aeroporto, pela rodoviária ou pelo porto. Por isso, tivemos essa preocupação de garantir no edital que os ganhadores do processo seletivo tivessem condições de atender bem tanto a população local quanto os turistas", afirma o subsecretário de Transportes, José Eduardo Oliveira.

INSS

A comprovação de tempo de contribuição no INSS também vai servir como pontuação extra, além de ser uma forma de assegurar que o candidato realmente executa o ofício, já que o órgão federal regulamenta a atividade como condutor auxiliar. "Contudo, a não comprovação desses itens não implicará na desclassificação dos candidatos", ressalta Oliveira.

Matéria relacionada

Táxis vão emitir recibo e aceitar cartão e corrida por aplicativo de celular


Voltar ao topo da página