Notícias

Trânsito de animais em áreas públicas é tema de capacitação para servidores

Publicada em 11/12/2013, às 16h43 | Atualizada em 17/12/2013, às 09h58

Por Simone Kobe, com edição de Deyvison Longui


André Sobral
Cães
Para andar com cães em áreas públicas, é preciso cumprir regras de higiene e segurança, como a utilização de coleiras e o recolhimento de dejetos.

É cada dia mais comum observar pessoas passeando com seus cães em áreas públicas, principalmente em praças, parques e praias. Mas isso pode? Pode, desde que o dono do animal cumpras as normas de higiene e segurança.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) está intensificando ações educativas de posse responsável e capacitando todos os servidores que atuam em áreas públicas, em especial nas areias das praias, calçadão e praças, para abordar e orientar os donos de animais, para um passeio seguro e saudável.

A primeira capacitação acontece nesta quarta-feira (11), de 14h às 17h, na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus), direcionada para a Guarda Civil Municipal e os guarda-vidas, que são os representantes do poder público que mais se fazem presentes nesses locais. Mais duas turmas serão capacitadas no próximo dia 20 de dezembro.

A médica veterinária, Carla de Cavalcanti Teixeira, vai falar sobre as zoonoses relacionadas a animais domésticos, sobre a legislação relacionada ao controle animal no município (com foco no trânsito de animais) e sobre os serviços prestados pelo CVSA relacionados ao controle animal (recolhimento de animais de pequeno, médio e grande porte, vacinação, castração, observação de animais).

Já a também médica veterinária, Ana Maria Ramos Silva, vai falar sobre guarda responsável de animais, maus tratos e formas de condução junto aos demais parceiros públicos e sobre o programa Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal de Vitória.

A diretora do CVSA, Gabriela Gabriel, explica que a abordagem é educativa. "No período do verão e das férias escolares, a tendência é que se aumente o número de frequentadores nesses espaços públicos e, consequentemente, o número de animais acompanhados de seus responsáveis. Para que a convivência nesses espaços públicos seja saudável e respeitosa estamos trabalhando, sob a ótica da saúde pública, guarda responsável e bem-estar animal, de forma educativa, entendendo que a orientação como primeiro passo, sempre é mais construtiva do que a punição ou repreensão”.

As normas para a posse responsável de animais domésticos estão registradas na Lei Municipal nº 8121/2011. Entre elas estão previstos a utilização de coleiras, para os passeios em vias públicas; o recolhimento dos dejetos do animal; vacinação em dia; e adequadas condições de higiene, saúde e bem-estar.


Voltar ao topo da página