Notícias

Gincanas, teatro e diversão animam semana dos alunos surdos da rede municipal

Publicada em 04/10/2013, às 18h11

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Teatro de alunos surdos em Libras
Semana de Valorização da Cultura Surda contou com teatro de surdos na Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo
Elizabeth Nader
Brunna Ramos e Thallia Lino participam do teatro de alunos surdos em Libras
As alunas Bruna Ramos e Thallia Lino participaram das atividades e gostaram da programação

Conhecimento, cultura e muita diversão marcaram a semana de quem utiliza as mãos para falar e os olhos para ouvir. É que foi encerrada nesta sexta-feira (4) a Semana de Valorização da Cultura Surda 2013, promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi.

A programação, em comemoração ao Dia do Surdo (26/9), incluiu 63 alunos surdos de sete unidades escolares da rede municipal, que participaram de teatro, gincanas e visitas à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e à Escola da Ciência-Física.

"Antigamente, a gente não tinha essas atividades diferentes. Eu mesma só ficava em casa, não tinha contato com ninguém. Quando as escolas começaram a fazer essa programação, a gente passou a fazer visita a outros lugares, a gente faz aula de campo e experimenta coisas diferentes. E aí a gente fica sabendo como são outros ambientes. Na Escola da Ciência – Física, por exemplo, eu consegui entender tudo com muita facilidade", disse Brunna Ramos, 16 anos, aluna da 7ª série da Emef Aristóbulo Barbosa Leão, que também é passista do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Piedade.

"Foi muito bom ter contato com outros surdos, outros intérpretes, porque, às vezes, a gente não se encontra. E quando nos encontramos, trocamos ideias, informações sobre como estão as escolas, as dificuldades que a gente tem. No contato com outros surdos, a gente conversa, brinca, participa de gincanas, como hoje (sexta), que ainda teve apresentação de teatro. Foi bem legal encontrar antigos conhecidos e fazer novos amigos. Quero continuar participando de encontros como o dessa semana", disse Thallia Lino, 16 anos, aluna da 7ª série da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo.

O professor de Libras Daniel Junqueira de Carvalho, que também é surdo, esteve bastante envolvido com a organização da Semana de Valorização da Cultura Surda 2013. Ele avaliou como muito positiva a participação de todos. "Os alunos ouvintes, por exemplo, participaram e queriam mais atividades. A gente está vendo aqui surdos de todas as idades e a cultura acontece nesses ambientes. Se eles estiverem separados, se a gente pensar só na sistematização de conteúdos, a gente perde essa questão da cultura. E a gente vê que os surdos aqui estão animados, estão participando, estão se divertindo, e isso é uma questão de cultura", disse o professor.

Diretrizes

Atendendo às diretrizes da Política Nacional de Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação implantou na rede de ensino de Vitória, em 2008, a Política de Educação Bilíngue para os alunos surdos. Ela consiste no respeito à singularidade linguística do aluno com surdez em seu processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, ele aprende a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a língua portuguesa escrita, como segunda língua.

Atualmente, sete escolas municipais possuem uma equipe de 16 professores bilíngues, 21 tradutores, cinco professores de Libras e 12 instrutores de Libras (esses dois últimos cargos são preenchidos por profissionais surdos) para atender 55 alunos matriculados em cinco escolas municipais e oito alunos em dois Centros Municipais de Educação Infantil.

Elizabeth Nader
Professor Daniel de Carvalho participa do teatro de alunos surdos em Libras
O professor de Libras Daniel Junqueira de Carvalho, que também é surdo, disse que a programação agregou e agradou todos os alunos
Elizabeth Nader
Teatro de alunos surdos em Libras
Programação incluiu 63 alunos surdos de sete unidades escolares da rede municipal

Voltar ao topo da página