Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Mulheres catadoras de materiais recicláveis ganham dia de beleza

Publicada em 17/05/2019, às 17h37

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid

Dia de beleza para catadoras

Catadoras de materiais recicláveis tiveram um dia de beleza e puderam cuidar do cabelo durante ação Associação das Obras Pavonianas (Ampliar imagem)

Divulgação Semcid

Dia de beleza para catadoras

Trabalho foi executado por alunas do curso de auxiliar de cabeleireiro, que é uma iniciativa da Semcid e do Procon (Ampliar imagem)

Elas exercem uma função difícil, trabalham diariamente na coleta de resíduos sólidos no município, mas nem por isso deixam de lado a vaidade e os cuidados com a beleza.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) promoveu, nesta sexta-feira (17), o Dia da Beleza, quando as catadoras de materiais recicláveis tiveram a oportunidade de cuidar da aparência e até mudar de visual.

A ação, que faz parte do projeto "Catadores são Educadores" e é alusiva ao Dia das Mães, aconteceu na Associação das Obras Pavonianas, em Santo Antônio. No local, acontecem as aulas do curso de auxiliar de cabeleireiro, que integra o projeto "Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado", uma parceria do Procon de Vitória com a Gerência de Qualificação.

Durante todo o dia, as mulheres catadoras puderam pintar o cabelo, fazer hidratação e escova e também novos penteados.

Empoderamento

O coordenador de Fomento ao Trabalho, Doriedson Gonçalves, explicou que a ideia da ação foi aproveitar as profissionais que estão no curso de cabeleireiro e oferecer a oportunidade para as mães catadoras de cuidar do visual.

"Além de trabalhar o empoderamento dessas mulheres, a iniciativa também permite que as alunos do curso de auxiliar de cabeleireiro coloquem em prática o que estão aprendendo em sala de aula", disse.

Novo visual

Quem aprovou a ideia foi a catadora Ana Lúcia Oliveira dos Santos. Ela contou que, às vezes, com a rotina de trabalho, acaba ficando sem tempo para se cuidar. "Isso aqui hoje foi maravilhoso e agora vou passar o fim de semana com novo visual", disse.

Quem reforçou a iniciativa foi a catadora Eliana Matos. Ela aproveitou o dia para fazer hidratação e escova no cabelo. "Estou gostando muito", comentou.

Almoço

Durante o dia, as alunas do curso de auxiliar de cozinha apresentaram um cardápio delicioso para o almoço de jurados que avaliaram os pratos preparados por elas, que fizeram costelinha de porco, purê de aipim, arroz e, de sobremesa, um saboroso pavê.

Divulgação Semcid

Dia de beleza para catadoras

(Ampliar imagem)

Divulgação Semcid

Dia de beleza para catadoras

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site