Notícias

Tenda do Bem leva serviços e atendimentos a pessoas em situação de rua

Publicada em 16/04/2019, às 17h37 | Atualizada em 17/04/2019, às 16h24

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Edlamara Conti


Divulgação Semcid
Tenda do Bem
Equipes da Prefeitura oferecem variados serviços para pessoas em situação de rua em praça de Jardim da Penha
Divulgação Semcid
Tenda do Bem
Pessoas em situação de rua recebem orientações e podem ser encaminhadas para variados serviços

A praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha, está recebendo uma ação voltada para pessoas em situação de rua: a Tenda do Bem. A iniciativa teve início nesta terça (16) e faz parte do projeto "Mobilização Cidade do Bem".

Durante 13 dias, esse público vai poder tirar documentos como CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e certidões e receber atendimento básico de saúde e psicossocial. 

Quem quiser poderá ainda ser encaminhado para os serviços socioassistenciais, como Centro-Pop, Hospedagem Noturna ou Albergue de Migrante, de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Caso seja necessário, essas pessoas ainda poderão ser encaminhadas para serviços da rede municipal de saúde, como atendimento nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CapsAD).

Tenda

De acordo com o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Bruno Toledo, a tenda faz parte de um conjunto de ações que serão realizadas para a população em situação de rua em toda a cidade.

Segundo Bruno, a tenda é uma estratégia de intensificação da Prefeitura para incluir esse público nos serviços. "A PMV é a única cidade do Estado que possui todos os serviços preconizados pela Política Nacional para População em Situação de Rua", explicou.

"O projeto da Tenda do Bem é permanente, mas a ideia é que ele possa andar pela cidade, possa ir ao encontro dessas pessoas, para que, inclusive, canalize as ações também de pessoas voluntárias que querem ajudar nessa política", destacou.

"A Tenda do Bem é uma estratégia de aproximação dos serviços da Rede Escola da Vida com a população de rua. Queremos estar onde essas pessoas estão, fazendo o trabalho de convencimento para a adesão aos nossos serviços, oferecendo acolhimento, tratamento de saúde para dependência química, oficinas, capacitação e toda nossa estrutura de atendimento de uma forma mais integrada. Estamos começando por Jardim a Penha, mas a ideia é fazer também em outros pontos de concentração de pessoas em situação de rua na cidade", disse a subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Araújo Gomes Pereira.

A ação é fruto de uma articulação entre as secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Meio Ambiente (Semmam) e Central de Serviços.

Conjunto

De acordo com o secretário, a ideia é criar um comitê gestor que possa discutir, em conjunto com a sociedade, ações voltadas para esse público, além dos serviços que já são oferecidos pela Prefeitura.

O secretário informou ainda que outras reuniões já estão sendo realizadas com participação da igreja, lideranças comunitárias e Governo do Estado, para que todos se envolvam e entendam a complexidade que envolve o assunto.

"A situação dos moradores em situação de rua é uma discussão metropolitana. Hoje, 51% dos que estão em Vitória são de fora da capital", enfatizou.

Divulgação Semcid
Tenda do Bem
Divulgação Semcid
Tenda do Bem

Voltar ao topo da página