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Telecentros oferecem cursos e viram espaços de qualificação profissional

Publicada em 10/08/2018, às 16h50

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira


divulgação semcid
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Hoje os Telecentros estão oferecendo oficinas de informática básica e elaboração de currículo
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A secretaria está buscando parcerias com instituições para oferecer cursos na modalidade EAD

Além de oferecer acesso à Internet e inclusão digital, os Telecentros agora vão passar a ter uma função de qualificação profissional. Essa é a proposta para os equipamentos após serem incluídos na gestão da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Atualmente, existem sete Telecentros em Santo Antônio, Parque Moscoso, Consolação, CEU, Jardim da Penha, além dos que funcionam no Centro Integrado de Cidadania (Casa do Cidadão) e Piedade, esses dois últimos estão fechados para melhorias.

A gerente de Qualificação do Trabalhador da Semcid, Fabiana Gomes, explicou que os espaços antes eram utilizados mais pela população que queria ter acesso à internet, fazer pesquisas e realizar outros serviços.

No entanto, com a nova reformulação dos equipamentos, a ideia é avançar e permitir que os usuários também tenham oportunidade de fazer cursos e oficinas de olho no mercado de trabalho.

Oficinas

Hoje os Telecentros de Consolação, do CEU e Parque Moscoso já estão oferecendo oficinas de informática básica, elaboração de currículos, como preparar o cartão de visitas e como impulsionar os negócios nas redes sociais.

"A gestão entendeu que os Telecentros podiam oferecer mais do que os serviços de acesso à internet. São equipamentos que podem e estão sendo transformados em qualificação digital", disse.

Segundo Fabiana, a secretaria está buscando parcerias com instituições que oferecem cursos na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

"Queremos aproveitar essa formação, que é gratuita, para potencializar nossos espaços. Com isso, a população de Vitória poderá ser beneficiada, não só quem quer acesso digital, mas também estudantes e moradores que queiram se qualificar e entrar no mercado de trabalho".

Interação

A iniciativa de oferecer cursos e oficinas nos Telecentros já está dando resultados e também envolvendo outras secretarias. No Telecentro do Parque Moscoso, por exemplo, estão sendo oferecidas oficinas de informática básica e elaboração de currículo.

Ao todo, 90% dos alunos que participam da formação foram encaminhados pelos equipamentos da Secretaria de Assistência Social (Semas). É a população em situação de rua atendida pelos abrigos, Escola da Vida e Centro-Pop.

Segundo a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, a meta é ampliar ainda mais o número de vagas oferecidas nesses equipamentos.

"A gente entende que os Telecentros precisam cumprir sua função social, oferencendo além de inclusão digital, também oportunidades para qualificar a população para o mercado de trabalho. E a chegada da pasta do Trabalho para a Semcid nos motivou ainda mais, já que proporcionar qualificação aos jovens e a população em geral faz parte das pautas relacionadas aos Direitos Humanos", destacou.

 


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