Notícias

Jardim da Penha tem mutirão de vacina contra raiva após morcego com vírus

Publicada em 16/05/2018, às 15h28 | Atualizada em 16/05/2018, às 15h53

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Vacinação de animais contra a raiva
Bloqueio vacinal antirrábico será feito com vacinação casa a casa por equipes a pé

O bairro Jardim da Penha recebe um mutirão de vacina preventiva contra a raiva para animais domésticos (cães e gatos), nestas quinta (17) e sexta (18), das 8 às 13 horas.

A ação de bloqueio, realizada pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), acontece após a confirmação de que um morcego recolhido em Jardim da Penha estava com o vírus da raiva. 

O bloqueio vacinal antirrábico será feito com vacinação casa a casa por equipes a pé (duplas ou trios), compostas por agentes de combate a endemias uniformizados, com material próprio para vacinação e condicionamento do imunobiológico.

"A ação de bloqueio de vacinação de cães e gatos é uma medida preventiva para reforçar a imunidade dos animais de companhia, considerando a confirmação da circulação do vírus da raiva naquela região", afirmou o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Junior.

Orientações

André Luiz Silva Sobral
Vacinação contra Raiva
Vírus da raiva, em contato com cães e gatos, é grave e letal em 100% dos casos

O CVSA orienta que pessoas ou animais domésticos não tenham contato direto com morcegos. Apesar desses animais serem mamíferos voadores comuns no ambiente urbano e protegidos por lei federal devido à sua importância biológica, eles podem ser portadores do vírus da raiva, que, em contato com seres humanos, cães e gatos, é grave e letal em 100% dos casos.

Se o morador encontrar um morcego vivo ou morto em situação anormal (por exemplo, caído no chão, em vias públicas, pendurados em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentrem residências), deve ligar imediatamente para o Fala Vitória 156 solicitando o recolhimento.

Se for necessário retirar o animal, capture-o utilizando panos, caixas de papel ou baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que seja recolhido pela equipe do CVSA.

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção contra a raiva e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.

Matéria relacionada

Orla de Camburi terá ação de combate a caramujos africanos nesta quinta


Voltar ao topo da página