Notícias

PMV atuou em várias frentes em dia que choveu mais que previsto para todo o mês

Publicada em 16/04/2018, às 18h26 | Atualizada em 16/04/2018, às 18h42

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tarcísio Costa e Melissa Kunsch


Central de Serviços
Trabalhos das equipes da Prefeitura de Vitória nas chuvas
Central de Serviços
Trabalhos das equipes da Prefeitura de Vitória nas chuvas

Em apenas um dia, choveu em Vitória mais do que o esperado para todo o mês. Foram 173 milímetros de chuva nas últimas 24h, sendo que o previsto para abril era de 105mm. O temporal, aliado à maré alta na parte da manhã, provocou alagamentos em vários pontos e fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta de riscos de deslizamento de terra e rolamento de blocos. 

Durante todo o dia, a Defesa Civil atendeu a 36 chamados de ocorrências na capital, sendo 18 de natureza geológica e 18 por motivos estruturais. Foram registrados deslizamentos de terra em Forte São João, Santa Cecília, Gurigica, Consolação, Bonfim, São Benedito e Fradinhos.

Houve rolamento de blocos em Resistência, Cruzamento e São Benedito. Em bairros como Piedade, Gurigica, Estrelinha, Centro e Horto, foram registradas quedas de muros de imóveis. Foram interditados três imóveis, sendo dois em Forte São João e um em Estrelinha. Há duas famílias desalojadas no Forte São João. 

Qualquer ocorrência pode ser comunicada pelo telefone de plantão da Defesa Civil: 98818-4432.

Pequena parte do alambrado do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) na altura da pista de skate cedeu. Uma equipe da Central de Serviços já está no local para realizar o reparo da estrutura.

Bombeamento

Estavam em pleno funcionamento: Estação de Bombeamento Doutor Antônio Ferreira da Silva; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira/Santa Lúcia, em Bento Ferreira; Estação Viaduto da Ufes, em Jardim da Penha. e Reservatório do Horto de Maruípe.

Queda de árvores

Para atender a todos os chamados do Fala Vitória 156 de queda de galhos e árvores, a Gerência de Áreas Verdes (GAV) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) colocou todas as equipes que atuam em podas de prontidão. A ação rápida das equipes evitou transtornos e bloqueios de vias com galhos que caíram, amenizando a possibilidade de engarrafamentos.

Desde as 7 horas, as equipes atuaram em Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Canto, Reta do Aeroporto, rodovia Serafim Derenzi, Goiabeiras, na Curva do Saldanha, na avenida Norte-Sul e em Atlântica Ville. No total, foram 51 ocorrências desse tipo, sendo 17 árvores e 34 galhos caídos. 

Alagamentos

Foram registrados alagamentos nas seguintes vias:

  • avenida Princesa Isabel
  • avenida Jerônimo Monteiro (próximo ao Teatro Glória)
  • avenida República e entorno do Parque Moscoso
  • praça Costa Pereira e rua Sete de Setembro
  • rua Henrique Novaes (início da avenida Jerônimo Monteiro)
  • avenida Vitória (em frente ao Colégio Salesiano e na altura do Ifes)
  • avenida César Hilal (próximo à Sedu)
  • rua Misael Pedreira (atrás da Sedu)
  • avenida Desembargador Santos Neves (entrada da Terceira Ponte)
  • avenida Maruípe (próximo à entrada de Fradinhos, próximo à praça de Eucalipto e próximo ao Walmart)
  • avenida Reta da Penha (perto do Centro da Praia)
  • rua Maria de Lourdes Garcia (Ilha de Santa Maria)
  • avenida Américo Buaiz (em frente à Assembleia)
  • vias de Bento Ferreira e Vila Rubim.

Mesmo assim, agentes de trânsito da Guarda foram deslocados para organizar o fluxo de carros e orientar os motoristas nas vias alagadas e também em avenidas de grande movimentação, como Reta da Penha e Américo Buaiz.

Limpeza e desobstrução

Garis atuaram em pontos de alagamentos, como avenidas Vitória e Maruípe, rodovia Serafim Derenzi e também no Romão e na região da praça de Jucutuquara e da praça Costa Pereira, e fazem a retirada de resíduos deixados pela chuva e também de lama. Também foi feito o serviço de limpeza de bueiros. 

A Central de Serviços fez desobstrução mecanizada em: Praia do Canto, Itararé, Bento Ferreira, Resistência, São Pedro, Universitário, Santo Antônio, Centro, Fonte Grande, avenida Vitória, avenida Marechal Campos e avenida Beira-Mar.

Serviços

Por conta do grande volume de chuvas e dos problemas enfrentados por muitos servidores para chegar aos locais de trabalho, a Prefeitura de Vitória suspendeu alguns serviços nesta segunda (16).

Não houve aulas nas unidades da rede municipal de ensino nos turnos vespertino e noturno. Da mesma forma, a Casa do Cidadão, em Itararé, ficou fechada. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) suspendeu o expediente e o funcionamento de seus equipamentos, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e unidades do projeto Caminhando Juntos (Cajun).

As unidades de saúde funcionaram durante o dia, mas começaram a ter o atendimento gradativamente suspenso na parte da tarde.

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi e a Biblioteca Municipal suspenderam as atividades por conta dos alagamentos registrados no Centro. As aulas no Circuito Cultural, em São Pedro, também foram canceladas.


Voltar ao topo da página