Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Saúde faz alerta para evitar doenças após contato com água de alagamento

Publicada em 16/04/2018, às 16h39

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Central de Serviços

Central de Serviços

Pessoas devem evitar contato com água de alagamento para evitar transmissão de doenças

Devido às fortes chuvas que atingiram a capital nesta segunda-feira (16), que ocasionaram alagamentos em vários pontos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz um alerta para os cuidados que devem ser tomados pelas pessoas que tiveram contato com as águas das enchentes.

A água pode transmitir doenças como micose, hepatite e leptospirose. Por esse motivo, recomenda-se evitar o contato com a água em pontos alagados.

Para limpar a casa ou recuperar objetos, é recomendável calçar botas de plástico impermeáveis ou cobrir mãos e pés com duas ou três sacolas plásticas, uma por cima da outra, e prendê-las com um bom material resistente que impeça penetração na água suja.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank, quando uma pessoa começa a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça forte e mal-estar e tenha estado recentemente em contato com água de enchentes, alagamentos ou lama, é importante que ela procure uma das 29 unidades de saúde do município ou o Pronto-Atendimento de São Pedro e Praia do Suá.

"Isso caracteriza suspeita de leptospirose, e a pessoa deve procurar um serviço de saúde para fazer atendimento imediato".

Sinais

Os sinais da leptospirose podem aparecer no dia seguinte ao contato com as águas de chuva ou até depois de um mês. Veja como evitar a contaminação por água da chuva:

• Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes, pois, além do perigo das enxurradas, elas podem ficar doentes.
• Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.
• Evite contato com as águas das enchentes. Caso isso seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama.
• Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados e enlatados) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.
• Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água, providencie a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos), descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova - com escova, sabão e água limpa - a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa.
• No caso dos utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis), lave-os normalmente com água e sabão. Depois, prepare uma solução desinfetante, diluindo um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Mergulhe na solução os objetos lavados, deixando-os ali por, pelo menos, uma hora.
• No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.
• Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar. Procure beber sempre água potável que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano.
• Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site