Notícias

Biblioteca Municipal recebe "Coleção Regionais" em formatos acessíveis

Publicada em 14/11/2017, às 16h40

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Fundação Dorina
Livros acessíveis Coleção Regionais
Livros da Coleção Regionais estão sendo disponibilizados em formato acessível
Fundação Dorina
Livros acessíveis Coleção Regionais
Publicações tratam da pluralidade cultural das cinco regiões do Brasil

Culinária, folclore, turismo, literatura e música. Esses são os temas dos livros que integram a "Coleção Regionais – A Cultura Brasileira", distribuídos pela Fundação Dorina Nowill, em formato acessível, que tratam da pluralidade cultural das cinco regiões do Brasil. Eles estão disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Cada conjunto da "Coleção Regionais" é composto por 21 títulos, cada um com um tema e um formato acessível diferente sobre uma região. As publicações de culinária e folclore são em tinta e braille; as de literatura têm adaptação para versão em áudio de títulos de mercado; as de turismo foi disponibilizada em formato digital acessível Daisy; e os títulos de música oferecem as informações em fonte ampliada e braille, além de partituras em braille.

A Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, ao longo dos últimos anos, recebe livros em formatos acessíveis que estão disponíveis para o público, de forma geral, e para as pessoas cegas e com baixa visão, de forma particular. Além disso, integra a Rede Nacional de Leitura Inclusiva, no GT do Espírito Santo.

Construção coletiva

A "Coleção Regionais" contou com a participação dos membros da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, resultado de projeto incentivado pela Fundação Dorina, em vigor desde 2013. Mais de 300 organizações que constroem coletivamente ações de leitura em todas as regiões brasileiras foram colaboradores e indicaram personagens folclóricos, receitas típicas e músicas de suas regiões.

Encontro

No dia 24 de novembro, das 9 às 12 horas, no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) acontece mais um encontro da Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo. O evento, que é aberto ao público, reunirá bibliotecários, escritores, estudantes, instituições, mediadores de leitura, professores, pesquisadores, entre outros colaboradores que atuam na direção inclusiva.

"Durante o evento, os livros serão apresentados e, ainda, serão discutidas possibilidades de divulgação e exploração dos mesmos pelo público-alvo do projeto", destacou Lilian Menenguci, que é assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura e integrante da Rede Nacional de Leitura Inclusiva (GT – Espírito Santo).

Leitura inclusiva: o que é?

O objetivo principal da leitura inclusiva é tornar a leitura acessível a todas as pessoas. Nesse caso, de maneira particular, para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, surdez, entre outras, por meio de diferentes estratégias, metodologias e recursos de tecnologia assistiva.

A intenção do projeto Rede de Leitura Inclusiva é mobilizar e estreitar o relacionamento entre estudantes, professores, pesquisadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, artistas, produtores culturais, organizações sociais e governos para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil.


Voltar ao topo da página