Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Arte, história e música marcam visita de idosos ao Museu Solar Monjardim

Publicada em 15/05/2013, às 17h50 | Atualizada em 16/05/2013, às 12h22

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Rayssa Santos


Diego Alves

Museu Solar Monjardim

Idosos participaram da palestra educativa sobre a exposição "Meio Ambiente"

Um passeio pela arte, história e beleza encantou os idosos do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro na tarde desta quarta-feira (15). Ao visitarem o Museu Solar Monjardim, em Jucutuquara, eles conheceram biografias e apreciaram obras artísticas durante a exposição da mostra temporária "Meio Ambiente", da artista plástica capixaba Denise Moraes.

Em meio à natureza, o casarão em estilo colonial abriga obras de óleo sobre tela e óleo sobre tecido, além de diversas peças características desse período histórico. Ao passar pela mostra, o topógrafo Iclene Negreiros, 70 anos, conta que relembrou o passado durante o passeio.

"A arte é um espetáculo. Hoje, obtive mais conhecimento sobre a nossa cultura. Já vi algumas dessas coisas antigas na casa dos meus avós. Cada peça tem uma história e um significado. O passeio está maravilhoso por vários motivos. Serve para aprendermos mais e fazermos amizades. Além disso, aqui é um belo ambiente".

Já dona Maria José Pinto Amaral, 68 anos, gostou de conhecer o lugar e se encantou com as peças. "Moro aqui perto há 40 anos, mas nunca tinha vindo ao museu. Foi uma oportunidade muito boa. O que achei mais lindo foi a cristaleira da sala, fiquei maravilhada".

Palestra educativa

Após conhecerem o interior do Museu Solar Monjardim, os idosos foram convidados a participar da palestra educativa sobre a exposição "Meio Ambiente".

Instrutora da oficina de Pilates e Ioga do Centro de Convivência Para Terceira Idade do Centro, Nathalie Motta Furieri Santos falou sobre a importância desse tipo de atividade para os idosos. "Esse passeio é muito bom para eles porque traz conhecimento do ponto turístico local, promove o debate sobre a sustentabilidade e fortalece a convivência entre os idosos".

Ao final, os idosos foram presenteados com uma bela apresentação de música clássica, exibida pelo violonista erudito Ronne Cescotto.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Comente esta notícia

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site