Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Voluntários participam de primeira aula para ajudar Defesa Civil em desastres

Publicada em 19/05/2017, às 09h11 | Atualizada em 19/05/2017, às 12h43

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Pessoas reunidas em um auditório

Primeiro módulo do curso de capacitação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) aconteceu no auditório da Casa do Cidadão (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Pessoas reunidas em um auditório

Jonathan explicou que os voluntários irão auxiliar a Defesa Civil em situação de anormalidade nos períodos de chuva (Ampliar imagem)

Olhares curiosos, ouvidos atentos e tatos sensíveis. Foi desse jeito que aproximadamente 180 pessoas participaram do primeiro módulo do curso de capacitação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s), na noite desta quinta (18), na Casa do Cidadão. A conclusão será no dia 26 de agosto.

Eles vão aprender a agir em uma situação de calamidade ou emergência. No curso, os voluntários aprendem um conjunto de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação destinadas à redução de riscos.

Francine dos Santos de Jesus, 34, que já realiza trabalho voluntário na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), falou do sentimento: “Ser voluntário é um dos sentimentos mais nobres do ser humano. É você dedicar um pouco do seu tempo disponibilidade para o outro e ainda sem cobrar nada por isso. Com certeza, vou sair daqui uma pessoa melhor”.

Outra participante que aprovou a iniciativa foi Marcela Júlia dos Santos Moura, 37, que disse que pretende ajudar o outro. “Decidi fazer o curso para ajudar outro em uma situação de perigo. Além de agregar muito no meu currículo, pois trabalho com comunidade”.

Ambos da Serra, Josivaldo Maria dos Anjos, de 71 anos, e Tatiane Romano, 28, pretendem somar o conhecimento. “Eu participo da comunidade de São Paulo, no bairro Eurico Salles, e pretendo ajudar a minha comunidade quando estiver em alguma situação de risco. Afinal, a Defesa Civil busca perpetuar vidas, e a vida sempre estará em primeiro lugar. Vou vestir a camisa da Defesa Civil”, comentou o aposentado.

“Vou agregar conhecimentos para estar mais presente na comunidade e ajudar outras pessoas”, finalizou Tatiane.

Prevenção

Os voluntários poderão atuar em ações preventivas e de monitoramento nas áreas de risco da capital, bem como auxiliar a Defesa Civil em situações de emergências:
* sinalização e evacuação de áreas de risco;
* campanhas de doação;
* simulados de preparação para o desastre;
* acionamento dos órgãos públicos para o atendimento da ocorrência.

"O objetivo do curso é cadastrar novos voluntários no município para atuar na sua comunidade e auxiliar a Defesa Civil em situação de anormalidade nos períodos de chuva. A faixa etária inicial é a partir dos 16 anos e não tem limite de idade. O voluntário é um elo entre a comunidade e o poder público para poder auxiliar os munícipes que moram em situação de risco", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno.

Módulos

2º Módulo: Introdução aos estudos de riscos geológicos e monitoramento
Data: 22 de junho
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30

3º Módulo: Introdução aos estudos de riscos estruturais e monitoramento
Data: 20 de julho
Local: Casa do Cidadão
Horário: 18h30

4º Módulo: Primeiros socorros, combate a incêndios e prevenção de acidentes domésticos
Datas: 19 de agosto e 26 de agosto
Local: Corpo de Bombeiros
Horário: das 9 às 12 horas

"No último módulo, os voluntários serão contemplados com a prática, onde eles aprendem a manusear o extintor, aprendem a apagar o fogo e aprendem também a manusear um botijão de gás para não gerar nenhum tipo de incêndio dentro do seu imóvel. A Defesa Civil fornecerá, na conclusão do curso, uma camisa e um boné que identificam este voluntário e os bairros onde existem os Nupdec´s ganharão materiais de apoio às ações, como fita zebrada, capa de chuva e galocha", afirmou Jonathan.

Leonardo Silveira

Pessoas reunidas em um auditório

Josivaldo e Tatiane fazem questão de ajudar a comunidade onde moram em situações de risco (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Pessoas reunidas em um auditório

Coordenador da Defesa Civil mostrou em quais condições os voluntários poderão atuar e ajudar (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site