Notícias

Vitória vai ganhar Ilha Criativa para desenvolver setor de tecnologia

Publicada em 03/04/2018, às 17h15

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Visita Fábrica de Idéias
Grupo fez visita técnica à Fábrica de Ideias, que poderá receber empresas de tecnologia

A Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, poderá abrigar empresas de tecnologia sediadas na capital. A manifestação de interesse foi apresentada, na manhã desta terça-feira (3), durante visita técnica realizada ao local por entidades que atuam nesse segmento e representantes da Prefeitura de Vitória e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A proposta é formar a "Ilha Criativa", com a união entre Fábrica de Ideias, Parque Tecnológico, que está em construção em Goiabeiras, e Centro de Vitória, que agora possui um novo Plano Diretor Urbano (PDU) aprovado e que vai melhorar a ocupação dos espaços lá existentes e também a revitalização da região.

"Com o Parque Tecnológico, a Fábrica de Ideias e o Centro, formamos assim a 'Ilha Criativa', o ecossistema de inovação que a gente precisa para ocupar o espaço da cidade pós-Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias). A nova matriz econômica da cidade vai vir do turismo, do comércio, da inovação e, ainda, das atividades humanas, como cultura e esporte, ou seja, o que Vitória tem como vocação", destacou o prefeito da capital, Luciano Rezende.

Ambiente favorável

Parceiro da Prefeitura no desenvolvimento da Fábrica de Ideias, o Ifes vê com otimismo a formação da "Ilha Criativa". "Estamos muito animados. O que estamos fazendo aqui é justamente o que temos discutido para Vitória. A formação de um ambiente favorável na área de inovação, com empreendedorismo e inovação, é extremamente positivo. Com certeza, teremos orgulho desse espaço", ressaltou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

Interação

Diego Alves
Visita Fábrica de Idéias
Prefeito Luciano Rezende esteve reunido no local com representantes de empresas do ramo de tecnologia e inovação para discutir a "Ilha Criativa"

De acordo com o Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo (Sindinfo), que representa grande número de empresas de cunho tecnológico, a Fábrica de Ideias possui um ambiente positivo de interação com as atividades que já estão em andamento no local, fortalecendo o ecossistema de inovação e tecnologia em Vitória.

"Estamos empenhados em estudar a possibilidade de empresas de tecnologia ocuparem parte da Fábrica de Ideias, em harmonia com as atividades planejadas. Podemos também planejar ações que visam à capacitação de profissionais e outras atividades que sejam de interesse da população em relacionar-se com essas empresas", destacou o presidente do Sindinfo, Luciano Raizer, no documento entregue ao prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Ainda de acordo com Raizer, "a expectativa é que essa iniciativa possa transbordar a Fábrica de Ideias, começando por lá, mas sendo ampliada para outros locais da cidade que atuam ou se dedicam à tecnologia e à inovação, fazendo de Vitória uma cidade tecnológica e criativa".

Grupo de trabalho

Um grupo de trabalho será formado para que, em cerca de 15 dias, possa finalizar o convênio de parceria e dinamizar a "Ilha Criativa". "Em duas semanas, vamos apresentar o resultado dessa iniciativa. Vamos trabalhar para que empresas invistam aqui e se fixem em Vitória. Já temos interesse de empresas de fora, como a Cisco Systems, para ocupar uma parte da Fábrica de Ideias, desenvolvendo assim o ecossistema da inovação a partir desses três pilares", apontou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

Recursos

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, adiantou que a Prefeitura conseguiu fazer uma captação de recursos no valor de R$ 6 milhões junto à Caixa Econômica Federal para fazer o investimento necessário nesse segmento nos próximos meses.

"Isso significa que, com os projetos prontos, a gente pode, nos meses de novembro e dezembro, ter o montante para os investimentos necessários. O dinheiro chega na segunda das cinco parcelas aprovadas do convênio de R$ 189 milhões via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa)".


Voltar ao topo da página