Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória vai contar com patinetes elétricos a partir de 2019

Publicada em 08/11/2018, às 14h06

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação

Patinete elétrico

Prefeito Luciano Rezende pretende adotar o mesmo sistema de patinete elétrico que funciona em San Diego, nos EUA

Patinete elétrico

Em San Diego, os patinetes podem ser deixados em qualquer local e localizados pelos usuários por meio de aplicativo (Ampliar imagem)

Vitória pode ganhar, já em 2019, mais um modelo de transporte compartilhado: o patinete elétrico. Ele já é uma febre nos Estados Unidos, cujo sucesso foi visto pessoalmente pelo prefeito Luciano Rezende, que está em missão oficial em San Diego, na Califórnia, onde fez apresentações sobre a gestão de Vitória.

A adesão ao patinete elétrico é grande entre os americanos por conta da praticidade e do preço baixo, e diversas empresas vêm apostando no serviço. Em Vitória, ele seguiria os mesmos moldes do sistema de compartilhamento de bicicletas, o Bike Vitória. 

Em San Diego, os patinetes podem ser deixados em qualquer local, sem a necessidade de haver uma estação para serem estacionados. A ideia é que o sistema funcione da mesma maneira em Vitória. O usuário o localiza por meio de um aplicativo que vai indicar o lugar mais próximo. Assim, a pessoa pode fazer o desbloqueio e deixar o patinete, que é controlado por GPS, em qualquer local da cidade.

"O transporte em pequenas distâncias no patinete elétrico funciona muito bem em San Diego e outras cidades do mundo. É um meio de transporte silencioso e seguro. É um modelo que funcionaria muito bem em Vitória, pois a maior parte das distâncias percorridas pelos moradores para suas atividades tem entre 3 e 5 quilômetros", disse o prefeito Luciano Rezende. 

O prefeito disse que já solicitou uma proposta para empresas que operam o sistema para colocar o sistema em funcionamento no ano que vem. Segundo ele, a proposta é oferecer meios de transporte diferentes aos moradores. "Temos trabalhado para criar alternativas de transporte que não sejam os carros, como aquaviário, ciclovias, ciclofaixas, Bike Vitória, a Linha Verde... Toda essa somatória transforma a cidade numa cidade com mobilidade sustentável e que promove a saúde". 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site