Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória tem um dos Arquivos Públicos Municipais mais antigos do País

Publicada em 17/10/2018, às 15h09 | Atualizada em 24/10/2018, às 16h03

Por Naira Scardua (nascardua@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Arquivo Publico

Arquivo Público Municipal guarda fotos antigas de Vitória e muitos outros documentos históricos

Carlos Antolini

Documento Arquivo Publico

Uma das relíquias mais importantes do Arquivo Municipal é a carta imperial, escrita à mão, que eleva Vitória do status de "Vila" para "Cidade"

A cultura e a história de um povo são os seus maiores patrimônios. E a cidade de Vitória tem uma riqueza imensa para passar de geração em geração. Grande parte desses registros está no Arquivo Público da Prefeitura, um dos mais antigos arquivos municipais do País, criado em 1910 e regulamentado em 1941.

No local, é possível encontrar uma diversidade de fotografias da cidade, projetos arquitetônicos de obras importantes, mapas, jornais, revistas e documentação de todas as gestões municipais, desde o primeiro prefeito, Ceciliano Abel de Almeida, em 1909, até a atualidade.

Manuscritos originais desde 1789

O documento mais antigo é um termo de entrega de cofres a tesoureiros, que data de 1789. Ainda no século XVIII, quando ainda existia escravidão, há manuscritos que registram a venda de escravos no ano de 1793.

Uma das relíquias mais importantes do Arquivo Municipal é a carta imperial, escrita à mão, que eleva Vitória do status de "Vila" para "Cidade", em 2 de novembro de 1823.

Ao todo, são 15 mil caixas de documentos arquivados, sendo 13 mil processos administrativos da Prefeitura, como folhas de pagamento, compra de material e exonerações. Um total de 1,5 mil caixas é de documentos históricos e informações sobre os prefeitos.

O JavaScript ou o Flash não estão ativados. Logo, não será possível exibir o vídeo.

Fotografias do século 19

O Arquivo tem mais de 10 mil fotos. Ter a oportunidade de ver os registros antigos da cidade de Vitória é uma verdadeira viagem ao passado. Como as fotos dos tempos áureos do Centro, com toda arquitetura imponente, lojas famosas e monumentos históricos em construção ou recém-inaugurados.

São fotos que mostram também a Ponte Seca quando ainda tinha água, a construção das Cinco Pontes (Florentino Avidos), da Segunda e da Terceira Pontes. É possível também encontrar os registros de quando o Palácio Municipal era construído ou mesmo do início do Parque Moscoso, que era chamado de Campinho.

No Arquivo podemos ver em fotos todo processo de aterro dos mangues e de boa parte do mar da Ilha de Vitória, que deu origem à maior parte dos bairros da capital.

Todo o processo de ocupação da Grande São Pedro com palafitas e a urbanização do local estão capturados em imagens que são cuidadosamente guardadas no local.

Há, ainda, os carnavais do Clube Saldanha da Gama, a presença de artistas, as autoridades reunidas em grandes inaugurações e também fotos de famílias tradicionais da capital. Registros de Cariacica, Viana e Serra também estão arquivados no local, já que antes as localidades faziam parte de Vitória e foram desmembradas.

Carlos Antolini

Documento Arquivo Publico

Projeto de uma casa na rua Barão de Monjardim, em 1895 (Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Arquivo Publico

Visitantes podem ir ao local de segunda a sexta e encontrar mais de 10 mil fotos antigas da capital

Mapas, projetos arquitetônicos

São mais de 1,3 mil projetos de obras e planos de ocupação da Ilha de Vitória arquivados. Mapas antigos da nossa capital e do entorno também estão à disposição de quem necessitar dessas preciosas informações.

Jornais, revistas e anúncios

O Arquivo Público Municipal guarda ainda jornais desde o ano 1.800 até a década de 70. Ali estão os costumes, a rotina, o modo de viver do povo capixaba. Uma riqueza histórica de valor incalculável, muito bem preservada no local.

Também estão preservados anúncios de grande importância história, como folhetos que pediam a doação de metal para ser usado durante a Segunda Guerra Mundial.

Preservação

O Arquivo Municipal é administrado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), através da Gerência de Apoio Logístico e Transporte. 

"Estamos falando de um legado, da história que definiu e define a identidade de Vitória. É um privilégio e uma grande responsabilidade fazer parte desta equipe", disse Jorge Luiz, gerente da Gerência de Apoio Logístico e Transporte.

Valeria Souza Leitão é a responsável pela Coordenação de Protocolo e Arquivo Geral.

O trabalho não é só de separar, preservar e catalogar o que já existe. O Arquivo sempre recebe material doado por famílias e também faz o registro e a identificação de fotos e documentos enviados pelas secretarias da Prefeitura.

Dia do Arquivista

Dia 20 de outubro é Dia do Arquivista, e o profissional responsável técnico pelo Arquivo Municipal, Ewerton Silva Nicolau, é um verdadeiro apaixonado pelo trabalho que faz e por toda riqueza do local.

"Eu sei da importância de se conservar muito bem os documentos e fotos da nossa história. Assim, podemos projetar um futuro melhor, consertar os erros e avançar. Eu cuido de cada material aqui como se fosse um filho meu. Toda nossa equipe trabalha com muito empenho para preservar a história da nossa capital".

Visitas

O Arquivo Público Municipal é aberto à visitação. Diariamente, alunos de escolas e faculdades, pesquisadores e outros profissionais vão ao local em busca de informações.

Endereço
Rua Amélia da Cunha Ornelas, Edifício Helenus, 295, Bento Ferreira
Horário de funcionamento: das 12 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira
Telefones: (27) 3225-8396

Carlos Antolini

Servidores Arquivo Publico

Equipe da PMV é responsável por separar, preservar e catalogar o que já existe, além de registrar e identificar fotos enviadas pelas secretarias (Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Servidores Arquivo Publico

Arquivo Público, que funciona em Bento Ferreira, é o mais antigo arquivo municipal do País, criado em 1910 (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site