Notícias

Vitória tem comissão intersetorial para acompanhar famílias em situação de rua

Publicada em 21/09/2018, às 17h43

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semohab
Projeto Moradias Alternativas
Equipe analisa caso a caso a situação dos beneficiários inseridos no projeto, além de avaliar o desenvolvimento de cada família

Uma comissão intersetorial formada pelas secretarias de Obras e Habitação (Semohab), Cultura (Semc), Esportes e Lazer (Semesp), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Saúde (Semus), Educação (Seme) e Assistência Social (Semas) realiza acompanhamento mensal dos beneficiários do Projeto Moradias Alternativas (PMA).

Com coordenação da Semohab, o projeto proporciona às pessoas que vivem em situação de rua em Vitória a possibilidade de mudar de vida. Ele oferece dois benefícios às pessoas em situação de rua.

O aluguel social é o primeiro deles. Com o benefício, o cidadão recebe o pagamento do aluguel de uma casa no valor de até um salário mínimo. O segundo é a carta de crédito, em que o beneficiário recebe um cheque no valor de até R$ 60 mil e tem a possibilidade de comprar uma casa em qualquer município do Espírito Santo.

A comissão foi criada em 2014 e há quatro anos é responsável por analisar caso a caso a situação dos beneficiários inseridos no projeto, além de avaliar o desenvolvimento de cada família. As reuniões acontecem uma vez por mês. Os participantes são representantes indicados por cada uma das sete secretarias e podem ser titulares e suplentes.

Nas últimas reuniões, os representantes debateram temas como a carta de crédito disponibilizada pelo Projeto Auxílio Moradia e uma futura parceria com a Escola da Vida.

Ao todo, 51 famílias que viviam em situação de rua hoje recebem a Bolsa Moradia (aluguel social) e têm suas rotinas acompanhadas pela comissão intersetorial da Prefeitura. Para ingressar no PMA, o munícipe deve residir mais de um ano em abrigos de média e alta complexidades de Vitória e passar por acompanhamento multidisciplinar da equipe.

Oportunidade

O secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, explicou a importância do trabalho para a vida das pessoas em situação de rua. "A equipe multidisciplinar realiza estudos de casos e observa se os beneficiários estão buscando oficinas, aderindo às ofertas da rede, cumprindo os compromissos acordados e interferindo positivamente na realidade que os colocou em situação de rua. Com o Projeto Moradias Alternativas, o munícipe tem a oportunidade de sair das ruas e conquistar moradia digna", disse.

Futuro

"Quando nos reunimos, estamos pensando no futuro das famílias que estão inseridas no projeto. As discussões são muito benéficas e os temas são para levar dignidade aos beneficiários. Eu me sinto muito feliz em ser um representante", disse Julio Cesar Pagotto, que integra a comissão e é servidor da Seme.

Dignidade

"A equipe de profissionais da PMV trabalha com muita vontade de promover mais dignidade aos beneficiários do PMA. Nosso maior objetivo é reinserir a família que antes vivia em situação de rua na comunidade produtiva do município. Nossas reuniões são muito proveitosas e todos os servidores presentes pensam no bem-estar dos nossos beneficiários", disse a assistente social Leida Moreira, gerente da área social da Semohab.


Voltar ao topo da página