Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória sedia Fórum Metropolitano de Educação Especial

Publicada em 09/08/2019, às 16h45

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Fórum de Educação Especial

Alunos da rede municipal de ensino fizeram apresentação cultural no Fórum Metropolitano de Educação Especial (Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Fórum de Educação Especial

Apresentação de teatro também marcou o início do evento no auditório da Ufes (Ampliar imagem)

Vitória sediou nesta sexta-feira (9) o VII Fórum Metropolitano de Educação Especial, na perspectiva da inclusão escolar. O encontro, que aconteceu no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), reuniu gestores, técnicos, coordenadores e profissionais que atuam na área da Educação Especial.

O fórum foi pensado na necessidade de fomentar as discussões acerca da escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação de modo cooperativo entre os municípios que compõem a Região Metropolitana: Vitória, Guarapari, Vila Velha, Viana, Serra, Cariacica, Fundão e do Estado.

Apresentação de alunos

No início, os convidados conferiram a apresentação cultural "A Gente em Harmonia", realizada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet e conduzida pelo professor de Música Samuel de Oliveira.

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI) Anacleta Schneider Lucas fizeram a apresentação da peça de teatro “Caçadores de Lindezas”. 

Conferência

Em seguida, foi possível aprender e tirar dúvidas por meio de uma conferência apresentada pela professora Rosângela Gavioli Prieto, convidada por causa de sua longa trajetória de pesquisas sobre políticas públicas para a Educação e, em particular, para a Educação Especial. Ela é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Educação Especial

"Essa é uma agenda que cuida de um tema muito importante em nossa sociedade, que é a inclusão e o ensino de qualidade dentro da Educação Especial. Tenho muito orgulho de comunicar que nosso município conta com uma Política Municipal de Educação Especial, um marco em nossa gestão, pois estamos fazendo política de inclusão e integrada com profissionais e estudantes da nossa rede. Quero saudar todos que trabalham e se dedicam para tornar a Educação Especial de Vitória uma referência", ponderou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"Foi uma agenda muito potente e importante para todos os profissionais da área. É um momento em que compartilhamos e aprendemos ainda mais sobre esse processo de ensino-aprendizagem que requer muito estudo para ser cada dia mais de excelência", disse a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

Divulgação Seme

Fórum de Educação Especial

Encontro reuniu gestores, técnicos, coordenadores e profissionais que atuam na área da Educação Especial (Ampliar imagem)

Divulgação Seme

Fórum de Educação Especial

"Tenho muito orgulho de comunicar que nosso município conta com uma Política Municipal de Educação Especial", disse a secretária Adriana Sperandio (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site