Notícias

Vitória recebe 3 primeiros lugares em ranking de cidades inteligentes da Exame

Publicada em 16/06/2017, às 17h12 | Atualizada em 30/08/2018, às 13h45

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Tela do Agendamento Online
Agendamento on-line de vacinação é uma das ferramentas que otimizam o atendimento na rede municipal de saúde

Vitória, mais uma vez, é destaque no ranking Cidades Inteligentes e Conectadas (Connected Smart Cities), publicado pela revista Exame. A capital é tricampeã em Saúde (2015, 2016 e 2017), campeã em Educação (2016) e bicampeã entre as cidades com até 500 mil habitantes. 

Além disso, subiu de 7º, em 2015, para 5º lugar geral entre as cidades mais inteligentes de todo o País, com 30,426 pontos. O estudo avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores.

Confira a evolução de Vitória em relação aos anos anteriores:

Ranking Cidades Inteligentes e Conectadas 2015 2016 2017
Saúde
Educação
Geral
Faixa populacional

"É motivo de orgulho para nós termos essa colocação no estudo. Isso é fruto de investimento em tecnologia, capacitação de servidores, aquisição de equipamentos de última geração, foco na construção de equipamentos que visam qualificar as pessoas, como Fábrica de Ideias e Parque Tecnológico. São investimentos que ampliam as oportunidades, geram renda e melhoram a qualidade de vida na cidade", disse o prefeito em exercício, Sérgio Sá. 

Wi-fi

Diego Alves
Entrega de 60 pontos de internet gratuita no Romão
Capital conta com 168 locais com wi-fi para navegação livre por meio da rede Vitória Online

A capital conta com 152 locais com wi-fi para navegação livre por meio de notebooks, tablets, smartphones ou qualquer equipamento que tenha conexão wireless. Para acessar a rede, os usuários devem buscar o nome Vitória Online no wi-fi. Ao abrir o navegador, os usuários serâo direcionados para uma página com o Termo de Permissão de Uso. Basta concordar, e o acesso livre à internet estará garantido.

Saúde

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. Estamos trabalhando com o conceito de cidade inteligente, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta para qualificar o atendimento e facilitar o acesso dos moradores. O foco do trabalho é no cidadão, com um atendimento mais justo e mais humano", destacou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

A oferta de agendamento on-line de consultas e vacinação contra febre amarela e gripe cumpre mais um compromisso de melhorar a qualidade do acesso à assistência em saúde e de humanizar o atendimento, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta nesse processo, que gradativamente será estendido para todas as unidades de saúde do município.

O sistema Prontuário Eletrônico também contribuiu para alcançar o bicampeonato no ranking do Urban Systems. Implantado em toda a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o software Rede Bem Estar interliga os equipamentos (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e de especialidades) em um único sistema.

Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros) utilizando a assinatura digital. O sistema permitiu aumentar a quantidade de atendimentos na rede pública municipal e também oferece aos paciente a oportunidade de avaliar os serviços através de torpedo (SMS).

Educação

"Em Vitória, destaca-se a cobertura do atendimento à educação infantil, despontando com um dos maiores percentuais do Brasil, diretamente associado à qualidade da proposta educacional. Soma-se a isso o avanço progressivo dos indicadores educacionais no ensino fundamental, inclusive considerando a evolução do Ideb diante dos desafios contidos nas regiões metropolitanas, junto à cobertura no atendimento à politica de inclusão, com vanguarda no acompanhamento à aprendizagem das pessoas com deficiência", explica a secretária municipal de educação de Vitória, Adriana Sperandio.

De acordo com a titular da Seme, o qualificado quadro profissional da rede municipal de ensino também é um dos fatores determinantes. "O elevado percentual de profissionais do magistério com formação mínima ao nível de pós-graduação/especialização, bem como o quantitativo de professores efetivos, se constituem em indicadores que colocam o município de Vitória em destaque pela força e potência da ação educativa", conclui Adriana.

Uma das conquistas da rede pública municipal é o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, ferramenta auditável e georreferenciada que elimina o sorteios de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e que gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) implantou o boletim eletrônico, ferramenta em que pais e responsáveis podem acompanhar as atividades escolares dos estudantes da rede municipal de ensino de Vitória pela internet. No novo sistema, estão disponíveis as notas e a frequência escolar, além do calendário da escola e da grade de horários do aluno.

Procon Online

A partir de agora, todas as pessoas ganham um importante aliado no combate às infrações nas relações de consumo: o aplicativo Procon Vitória.

Para baixar a ferramenta, o consumidor só precisa ter uma conexão com internet - wi-fi ou 3G - compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. Depois, basta entrar na loja do seu equipamento, pressionar o botão de pesquisa e digitar "Procon Vitória", para, em seguida, instalar.

O munícipe vai poder detalhar e especificar o seu problema. Ao registrar a sua demanda, será gerado um número de protocolo, com o qual o consumidor vai poder acompanhar o andamento, bem como visualizar a conclusão do mesmo.

Por meio do aplicativo, o consumidor vai poder também acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que será disponibilizado na íntegra, e ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.


Voltar ao topo da página