Notícias

Vitória promove mutirões de combate à dengue neste sábado

Publicada em 05/07/2019, às 11h33

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Ação de Prevenção a Dengue em Jardim Camburi
Agentes de combate às endemias farão visitas para averiguar possíveis focos do mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem intensificado as ações no combate à dengue na capital. Por isso, neste sábado (6), servidores vão às ruas para chamar a atenção para a prevenção adequada do mosquito Aedes aegyti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

A equipe das unidades de saúde de Jardim da Penha e do Bairro República, em parceria com o Conselho Local de Saúde e com a equipe de Educação Ambiental da Semus, vai promover ações de panfletagem e orientações na feira livre de Jardim da Penha, na parte da manhã. Também haverá exposição da “Maquete da Dengue” e será demonstrada a aplicação de check list contra o mosquito.

Outros bairros receberão mutirão de visitas dos agentes de combate às endemias no período matutino. São eles: São Cristóvão, Santo André e Jardim Camburi. Os agentes farão visitas domiciliares orientando os proprietários e procurando focos do mosquito dentro dos imóveis para aplicar larvicidas em possíveis focos.

Vistoria

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, ressalta que a visita dos agentes é uma ação relevante no combate ao Aedes aegypti e destaca a importância de as pessoas vistoriarem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada.

"Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa", aponta Lisboa.

Principais criadouros

Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegyti estão dentro dos imóveis.

Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:
- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo

Check list

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página