Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória integra pesquisa nacional para tratar feridas com plantas medicinais

Publicada em 05/12/2018, às 13h08

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Henriqueta Sacramento em encontro sudeste de Pic´s

Médica homeopata Henriqueta Sacramento participa do Encontro Sudeste de Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s) na capital mineira (Ampliar imagem)

A área de Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), juntamente com um grupo de profissionais da região Sudeste do País, vai compor um Observatório de Pesquisa sobre tratamento de feridas com plantas medicinais.

A demanda surgiu nesta terça-feira (4), durante o Encontro Sudeste de PIC´s, em Belo Horizonte (MG). A médica homeopata e referência técnica na área na Semus, Henriqueta Tereza do Sacramento, participa do evento e explica o objetivo do Observatório de Pesquisa.

"Estamos motivados em desenvolver, junto com os profissionais da região Sudeste, um protocolo de atendimentos e diretrizes sobre o uso de fitoterápico para tratamento de feridas", contou.

Também serão resgatados saberes tradicionais para o tratamento de feridas, como os provenientes da medicina indígena e da medicina quilombola. "Vamos resgatar esses conhecimentos da cultura nacional para que possamos trocar experiências e não perdermos esses ensinamentos, trazendo uma proximidade com o que é oferecido pelo SUS", disse Henriqueta.

Experiências

Divulgação Semus

Henriqueta Sacramento em encontro sudeste de Pic´s

Trabalhos desenvolvidos em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vitória foram apresentados no evento (Ampliar imagem)

Além da composição do Observatório de Pesquisa, houve também a apresentação de banners, inclusive de trabalhos desenvolvidos em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vitória, como a auriculoterapia e a hora do chá.

"As terapeutas ocupacionais envolvidas com essas práticas apresentaram resultados muito importantes sobre a melhora de vida, da ansiedade e dos estados emocional e mental dos usuários dos Caps que participam dessas práticas", explicou Henriqueta.

Já na manhã desta quarta-feira (5), Vitória contribuiu nas discussões da mesa-redonda "Gestão das Práticas Integrativas", levando a experiência de atuação de 28 anos do município com as PIC´s.

"Fomos convidados para relatar nossa experiência por sermos referência no Espírito Santo e por oferecermos um serviço ampliado há 28 anos. Ao final, nossos serviços foram muito elogiados", destacou Henriqueta.

Encontro

O encontro acontece em Minas Gerais e foi organizado por profissionais do SUS da região Sudeste do Brasil, visando ao fortalecimento das práticas nas três principais instâncias: gestão, pesquisa e ensino.

Os palestrantes são profissionais de saúde do SUS, professores universitários e pesquisadores que apoiam o Ministério da Saúde em relação à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site