Notícias

Vitória faz busca ativa de quem ainda não se vacinou contra o sarampo

Publicada em 16/08/2019, às 19h37

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Campanha Vacinação Sarampo Ufes
Equipe da Vigilância Epidemiológica de Vitória fez vacinação contra sarampo na Ufes (ampliar)

Com o objetivo de manter Vitória livre do vírus do sarampo, criando um bloqueio vacinal contra a doença na cidade, a equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem intensificado a busca ativa para imunizar as pessoas que ainda não se vacinaram contra o vírus.

Esse trabalho faz parte da rotina da Vigilância Epidemiológica e foi intensificado com o objetivo de identificar precocemente possíveis casos suspeitos de sarampo para conter a disseminação da doença, uma vez que estados vizinhos estavam começando com os primeiros casos.

Desde dezembro do ano passado até agosto deste ano, mais de 22 mil doses contra o sarampo já foram aplicadas na capital.

Imunização

Além de Vitória possuir 28 unidades de saúde com salas de imunização, a Vigilância Epidemiológica, através do Programa Municipal de Imunização, tem ido à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), ao Aeroporto de Vitória, ao Porto de Vitória, a escolas públicas municipais e estaduais, a hotéis e a shoppings para imunizar as pessoas que não possuem comprovação de vacina contra o sarampo.

"Nós observamos os critérios de indicação da vacina feitos pelo Ministério da Saúde. Se a pessoa tem até 29 anos, ela precisa receber duas doses da vacina contra sarampo. Se ela tem entre 30 e 49 anos, precisa receber uma dose. Se a pessoa perdeu o cartão de vacina, deverá tomar as doses indicadas, por precaução", explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério.

Tatiane ressalta que, além da imunização contra sarampo, a Semus oferta outros 16 tipos de vacinas para diferentes faixas etárias. "O cartão de vacina vale por toda a vida. Por isso é muito importante mantê-lo atualizado. Em casos de dúvidas, os profissionais das salas de vacina nas unidades de saúde podem orientar", afirma.

Quem precisa se imunizar

Bebês
– 6 meses a 11 meses: desde o dia 14, podem receber uma dose extra contra o sarampo
– 12 meses: na vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)
– 15 meses: na vacina tetra viral (2ª dose contra sarampo, caxumba, rubéola e 1ª dose contra varicela)

Crianças e adultos
- Idade de 1 a 29 anos: duas doses
- Idade entre 30 e 49 anos: uma dose

Em Vitória, a cobertura vacinal para sarampo é de 104% na faixa etária de menores de 2 anos.

Salas de vacinação

Para se imunizar ou tirar dúvidas sobre vacinação, os munícipes podem ir a qualquer uma das 28 unidades de saúde que possuem salas de vacina: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.


Voltar ao topo da página