Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Vitória estuda parceria em tecnologia com cidade chinesa

Publicada em 11/07/2017, às 21h05

Por Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho

Com colaboração de José Roberto Santana


Diego Alves

Visita do Governo de Zuhai

A visita dos chineses marca uma aproximação da capital com os mercados asiáticos. (Ampliar imagem)

Visita do Governo de Zuhai

A área de tecnologia está entre as prioridades na parceria com os chineses. (Ampliar imagem)

O prefeito Luciano Rezende recebeu nesta terça (11) uma comitiva de representantes da província de Guangdong e da cidade de Zhuhai, na China. A visita marca um novo passo na agenda de aproximação de Vitória com os mercados asiáticos e, especialmente, chineses.

O prefeito Luciano Rezende explicou que a reunião marca o início de um trabalho no qual as delegações vão estabelecer uma agenda comum, por área, na qual possam definir claramente as oportunidades que Vitória e Zhuhai poderão trocar entre si.

O encontro contou com a presença dos secretários de Turismo, Trabalho e Renda, Leo Krohling, do diretor da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert e do presidente da CDV, José Vicente Pimentel, que apresentou as bases da parceria com a China e as áreas de intercâmbio com aquele país que mais interessam à cidade.
Segundo Pimentel, o que precisa ser feito é uma parceria conhecida no mercado como “win-win situation”, aquelas em que todos os envolvidos se beneficiam.

“Precisamos criar uma parceria de longo prazo, com foco na sustentabilidade econômica, social e ambiental e benéfica para ambas as partes; essa parceria precisa ir além da troca de mármore e granito, por exemplo, por produtos chineses de baixa qualidade tecnológica. O que desejamos é mais do que isso e temos certeza de que a delegação chinesa concorda com os nossos termos”, afirmou o presidente da CDV.

José Vicente destacou que Vitória está construindo o seu primeiro Parque Tecnológico e que a área da alta tecnologia é um dos setores prioritários para o estabelecimento de uma parceria com a China. “Queremos professores e pesquisadores trabalhando no Parque, na Fábrica de Ideias, ao lado dos nossos talentos para juntos encontrarem soluções para os problemas das cidades”, explicou.

O vice-governador da Província de Guangdong, GUO Yuanqiang, lembrou que Vitória e Zhuhai são cidades irmãs, tendo iniciado suas conversas diplomáticas desde 2010. Ele concordou com os termos apresentados pela equipe do prefeito e revelou que a visita tem como objetivo a consolidação de um relacionamento comercial que entre as duas cidades, que vai além dos portos.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site