Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória entre as capitais mais transparentes do País

Publicada em 11/05/2017, às 16h23

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM


Secom PMV

Fachada da PMV - Prefeitura de Vitória

Vitória está novamente entre as capitais mais transparentes do País (Ampliar imagem)

Vitória está entre as capitais mais transparentes do País. A 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), que avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros, mostrou que a cidade recebeu nota 10, ao lado de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Recife, São Luís e São Paulo. 

O levantamento foi feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgado nesta quinta (11). A análise mostra ainda que Vitória está em primeiro lugar entre os municípios capixabas, junto com Alfredo Chaves, Cariacica e Conceição da Barra. 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, dedicou o resultado à equipe de servidores municipais. "Primeiro, quero parabenizar toda a equipe da PMV que cuida da gestão pública com ética, seriedade, honestidade e eficiência e também a Controladoria Geral do Município, que cuida do Portal da Transparência. Foi isso que possibilitou esse grande destaque em transparência dado pela CGU. Vitória, mais uma vez, é reconhecida por seu trabalho com transparência, zelo e cuidado com o dinheiro público. Fico muito feliz por, novamente, Vitória ficar em 1º lugar entre as capitais brasileiras. O resultado se deve ao trabalho de nossa equipe, que presta serviço de qualidade à população com muito menos recursos".

Para a controladora geral do Município, Raquel Drummond, a cidade alcançar essa colocação é um reconhecimento importante. "É o resultado de um intenso trabalho de organização de dados e produção de informações, tanto para a sociedade quanto para a própria gestão municipal, o que demonstra o nosso compromisso com a eficiência na utilização dos recursos públicos".

Quesitos

O estudo levou em consideração os seguintes quesitos: regulamentação da LAI; existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas.

Para coletar os dados, auditores do Ministério da Transparência solicitam, sem se identificar, informações para os entes. Os pedidos são compostos por quatro perguntas, separadas pelos seguintes temas: Saúde, Educação, Assistência Social e regulamentação da LAI. Em paralelo, também é realizada pesquisa nos sites oficiais, para verificar o cumprimento às normas legais.

Portal da Transparência

A Prefeitura de Vitória trabalha para deixar o Portal da Transparência ainda mais acessível na disponibilização das informações para os cidadãos. No portal, estão reunidos os dados referentes a execução orçamentária (despesas com pessoal e receitas), contas públicas, contratos, convênios, desapropriações e Plano Plurianual (PPA).


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site